Vem aí a VII Copa de Vela do Rio São João

Nos dias 22 a 24 de julho, o distrito de Barra de São João irá sediar a VII Copa de Vela do Rio São João, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e a Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

A sede do evento será na Beira Rio, em frente à Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade, e as áreas de regatas serão no Rio São João. As regatas estão previstas para começar às 12h, terminando por volta de 16h com a entrega dos prêmios prevista para o domingo.

Estão convidadas as classes Laser Standart, Laser Radial, Laser Dupla, Opti-mist, Dingue, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16 e Bico de Proa. A previsão é receber mais de 40 veleiros e 60 atletas de todo o Estado do Rio de Janeiro enfeitando o belo Rio São João.

“No ano passado realizamos um evento de vela que foi um sucesso. E este ano estamos iniciando a programação de eventos deste esporte olímpico, que é referência para muita garotada. Queremos fazer de Barra de São João uma referência no turismo náutico e nas competições com foco na vela. Além disso, o evento vai alavancar o turismo em nossa cidade e aquecer a economia local”, disse Cosme Batista, secretário de Esporte e Lazer.

Outros eventos de vela já estão na programação para ocorrer até o final do ano: de 02 a 04 de setembro acontece a regata Escolinha de Vela do Rio São João e nos dias 16 a 18 de dezembro o II Festival de Vela de Barra de São João.

Escolinha de Vela do Rio São João

A Escolinha de Vela do Rio São João, fundada em março de 2016, é um projeto social sem fins lucrativos mantida por doações e pelo trabalho gratuito de seus integrantes e instrutores atendendo, todos os sábados, de 9h às 12h cerca de 50 alunos, sendo boa parte vinda de famílias com baixa renda e que vivem em áreas de situação de risco.

O projeto tem como objetivo a inserção da cultura náutica através de aulas teóricas e práticas de vela, além de reparos e manutenção de suas embarcações, visando o desenvolvimento do esporte na região, o treino para regatas e, como consequência, busca estimular a disciplina, o trabalho em equipe, proteção do meio ambiente, a diminuição de ociosidade e a educação geral de seus alunos.