• Home
  • Destaque
  • Torneio de Altinha agita Barra de São João no próximo domingo

Torneio de Altinha agita Barra de São João no próximo domingo

Abrindo a programação esportiva do Projeto Verão 2022, a Secretaria de Esporte e Lazer de Casimiro de Abreu promove neste final de semana o Torneio de Altinha, na Prainha, a partir das 9 horas, em Barra de São João.

O intuito do campeonato é a propagação da prática do esporte para que se torne ainda mais popular nas praias da região. A cena tem se tornado comum: rodinhas de amigos trocando passes sem deixar a bola cair tomaram conta das praias. Em outros lugares do Brasil, a prática também cresce, mas o nome varia: embaixadinhas, controle, salão…

A altinha é uma modalidade que exige um preparo físico em dia e um enorme leque de atributos. É um esporte que trabalha coordenação motora, mobilidade das articulações, reflexo e todos os músculos do corpo. Segundo especialistas, pode-se queimar até 500 calorias por hora.

A disputa deste domingo será realizada entre 16 quartetos inscritos, com a obrigatoriedade de ter a participação de uma mulher. As inscrições estarão abertas no local do evento com uma hora de antecedência do início da competição.

O secretário de Esporte, Cosme Batista, explicou a dinâmica da competição. “Cada quarteto terá um minuto de aquecimento e cinco minutos para apresentação. Há alguns quesitos que os jurados vão avaliar, como controle de bola, harmonia, agressividade. Basicamente, todos os critérios têm o mesmo peso, que vai de 0 a 10. O fato da bola cair no chão, por exemplo, não é um agravante de perda de ponto”, disse.

Após o término da competição, haverá a cerimônia de premiação.

História da Altinha

A altinha surgiu nas areias da Praia de Ipanema, virou febre no Rio de Janeiro, e ganhou o Brasil. A atividade adaptou os fundamentos do futevôlei para a prática em círculo, sem determinar número de jogadores, mantendo a bola sempre no alto – daí a origem do nome. O objetivo da altinha é, sem usar as mãos, não deixar a bola cair. E fazer isso da maneira mais bonita possível. Vale aproveitar os ombros, a cabeça e os pés, em rápidas bicicletas e voleios. Uma das características mais legais da altinha é que não há uma competição entre os jogadores e sim um espírito cooperativo.

Geralmente, a altinha é praticada à beira-mar e pode reunir gente de todas as idades, homens e mulheres. Afinal, nada melhor do que se exercitar e dar um mergulho no mar para refrescar. Como é preciso apenas uma bola de futebol (ou de futevôlei) e ao menos duas pessoas para começar a jogar, a roda pode ser realizada em outros lugares, como parques e até quadras.

 

 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso