• Saúde

Tempo de “amar mentar”. Agosto Dourado reforça importância do aleitamento materno

Agosto. Para os supersticiosos, mês de desgosto, mas para milhões de mulheres que deram à luz ou são gestantes é o mês do amor e da amamentação. Em Casimiro de Abreu, a Campanha Nacional de Amamentação 2022 “Agosto Dourado” chega em forma de orientações para mães, gestantes, puérperas e profissionais de saúde da rede municipal de saúde.

Palestras sobre a importância do aleitamento materno, realizada respectivamente no auditório da Secretaria de Educação (3/8) , no Centro, e Museu Casa de Casimiro, em Barra de São João, ambas abertas ao público e coordenada pelo Programa Saúde da Mulher, enfatizaram a importância da aleitamento materno tanto para as mães quanto para os bebês.

O tema foi “Amar Mentar”. Um trocadilho que reúne o ato de amar e o simples dar de mamar para o filho. “Amamentar é importante por diversos fatores: é um ato econômico, porque o leite materno é mais barato do que uma lata de leite; é fácil e de rápida digestão e absorção para a criança, além de reforça o vínculo mãe-filho”, disse Thais Mesquita (foto abaixo) , enfermeira da rede municipal de Rio das Ostras e palestrante.

Thais recomendou aos enfermeiros e agentes comunitários presentes que fiquem atentos às gestantes e puérperas, sobretudo com atenção a eventuais problemas emocionais capazes de interferir no aleitamento materno. Da mesma forma, a importância de derrubar mitos sobre a amamentação como “leite fraco não sustenta o bebê”, entre outros.

“Além disso há uma série de benefícios. Para o bebê: melhor digestão, redução de risco de doenças alérgicas, estimulo e fortalecimento da arcada dentária e para a mãe: redução de sangramento no pós parto, auxílio na manutenção do peso; redução de incidência do câncer de mama, ovário e endométrio, proteção contra problemas cardiovasculares como o infarto, entre outros”, disse Thais.

Em tempo: o nome Agosto Dourado está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite humano e tem como objetivo fortalecer o aleitamento materno. A importância da amamentação e a criação do Mês do Aleitamento Materno foram reforçados pela lei Federal 13.435/2017.

Na terça-feira, dia 2, palestra sobre aleitamento materno foi ministrada em Barra de São João.