• Home
  • Meio Ambiente
  • Técnicos da Prefeitura participam de curso para nivelamento de conhecimentos

Técnicos da Prefeitura participam de curso para nivelamento de conhecimentos

Técnicos das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Guarda Ambiental de Casimiro de Abreu participaram do Dia de Nivelamento Técnico em Análise Integrada da Paisagem, nesta quinta-feira,
no Sítio Agrícola, em Casimiro de Abreu. A capacitação foi voltada para os profissionais da Prefeitura que atuam no Programa Conservador de Águas, e em outros processos de extensão rural e gestão ambiental territorial no município.

Durante a abertura, o Secretário de Meio Ambiente, Alex Maurino, ressaltou a importância da cooperação entre as instituições nas ações de planejamento e gestão ambiental de territórios, com vistas ao desenvolvimento sustentável do município.

Os técnicos acompanharam a palestra do analista ambiental do Inea, Magno Grativol, da Superintendência do Inea em Macaé, sobre as Áreas de preservação permanente, de uso restrito e de reserva legal e seus aspectos legais, além da importância da realização do Cadastro Ambiental Rural, instrumento que tem por finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

O biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Maurício Porto, ressaltou o uso de geotecnologias como ferramentas no mapeamento integrado e análise da paisagem, visando a adequação ambiental de propriedades rurais e o planejamento territorial rural.

O analista ambiental e chefe da Reserva Biológica Poço das Antas, Gustavo Luna, falou sobre a interseção das áreas produtivas municipais com as Unidades de Conservação Federais (Rebio Poço das Antas, Rebio União e APA da Bacia do Rio São João), os aspectos legais do uso do solo e da água previstos nos respectivos Planos de Manejo das unidades, assim como as normas para as atividades que podem ser desenvolvidas na APA da Bacia do São João e na Zona de Amortecimento da Rebio Poço das Antas, tais como o parcelamento do solo, o uso de agrotóxicos, dentre outras regulamentações previstas nos Planos de Manejo das unidades.

Fechando o ciclo de palestras, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente, Thiago Michellini, explicou a metodologia para a elaboração do diagnóstico participativo e a avaliação do nível de boas práticas de uso do solo e da água nas propriedades rurais, com vistas a sua adequação ambiental e produtiva, e da importância de projetos de incentivo voltados aos pequenos produtores rurais, dentre eles o Programa Conservadores de Água.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso