• Home
  • Saúde
  • Setembro Amarelo: a importância de falar sobre prevenção de suicídio

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre prevenção de suicídio

 

Amor, religião, futebol, moda, sexo, inflação, política, eleições, novelas… Já reparou que um assunto é pouco discutido nas rodas de amigos, programas de TV ou lives do Youtube? Somente no Brasil, o suicídio mata mais de 30 pessoas por dia; 800 mil, todos os anos pelo mundo afora. Mas ainda existe uma enorme barreira para falar desse problema.

Por conta disso, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria lançaram em 2015, a Campanha Setembro Amarelo, que comemora o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.

Em Casimiro de Abreu, ações promovidas pelo Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde-  estão ocorrendo nos ESFs do Município. Com o setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão. O primeiro evento ocorreu no ESF Antonio Anésio Marchon (Bairro Industrial), na tarde da quinta-feira, dia 16.

“É muito importante falar do Setembro Amarelo. Essa campanha busca despertar o Poder Público e a Sociedade Civil sobre um tabu. A solidão decorrente da necessidade do distanciamento social, e as incertezas decorrentes da proliferação do coronavírus são fatores que agravam os problemas de saúde mental”, explica a psicóloga Jonamara Viana Magalhaes Neves.

Em Casimiro de Abreu, o Setembro Amarelo será debatido nos seguintes ESFS:

Jomar Tardelli – Peixe Dourado – (16/9) – Manhã

Oswaldo Ramos – Barra de São João – (22/9) – Manhã

Lecir Pacheco – Professor Souza – (23/9) – Manhã

Centro (23/9) – 14h

Palmital (29/9) – Manhã

Subunidade Córrego da Luz (Serra) (29/9) – Manhã

 

Caminhada  – No embalo dos festejos de aniversário do Município, na quinta, dia 16,  realizou-se em Barra de São João, caminhada pela Beira-Rio,  promovida pela Coordenação Municipal de Fisioterapia, por meio do Projeto “Fisioterapia em Movimento”. Um piquenique foi realizado e os participantes ouviram uma breve palestra do psicólogo Jorge Mello sobre a importância do Setembro Amarelo e o Suicídio.

A ação contou com a colaboração das coordenações de Atenção Básica e Saúde Mental e ainda com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, representada pela subsecretária Simone Feitosa.

“Não adianta trabalhar o corpo se a mente não estiver boa”, explicou a fisioterapeuta Giseli Castro, acrescentando que todas as terças e quintas, 135 pacientes em média participam de ações do Projeto Fisioterapia em Movimento em Barra de São João , cuja responsabilidade está a cargo d0 fisioterapeuta Pedro Guimaraes.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso