Secretaria de Saúde realiza Workshop sobre Sífilis

Na manhã da última quinta-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica com apoio do Núcleo de Atenção de Saúde da Família-NASF e do Núcleo de Educação em Saúde, realizou o Workshop sobre Sífilis: Prevenção, Controle e Vigilância da Sífilis.

O evento foi realizado no auditório do Centro Educacional Batista e contou com a participação das enfermeiras Tamiris Rosa e Luma Macedo, que representou o coordenador de Atenção Básica, Alex Peixoto, Dr Ezequias Martins, Dra Eliana Rangel e também do Dr Alan Praxedes.

O Workshop abordou os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde na detecção da infecção e também a continuidade do tratamento por parte dos pacientes.

O secretário de Saúde Lucas Maia, participou do evento e falou sobre a importância da educação continuada para os profissionais de saúde do município: “Esses eventos de capacitação são essenciais para que possamos oferecer para a população um atendimento básico à saúde cada vez melhor.” disse Lucas.

Saiba mais sobre Sífilis:

A sífilis é uma IST, uma infecção sexualmente transmissível, que tem como agente causador uma bactéria, a Treponema pallidium, capaz de se espalhar no corpo humano.

Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

Procure sempre uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa