Secretaria de Agricultura e Pesca realiza vacinação em equinos

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca realizou nesta sexta-feira, dia 15, a vacinação antirrábica em equinos. A ação aconteceu na entrada do Bairro São João.

O Sr. Carlos Alberto Perront foi o primeiro a chegar e levou sua égua com nome de Medalha para tomar a vacina. Além da vacinação nos equinos, os proprietários que estiveram presentes receberam orientações a respeito da posse, guarda e responsabilidade do bem-estar animal, mudas de açaí…

Os servidores da Secretaria também fizeram atendimento aos moradores recebendo as solicitações de patrulha mecanizada, tratores para arar a terra, vacinação antirrábica para animais de médio e pequeno porte.

O veterinário Mauro de Castro explicou a importância da vacinação “A raiva é uma zoonose que ataca o sistema nervoso central dos animais e pode ser transmitida aos humanos. É importante que os proprietários de animais participem das campanhas de vacinação animal promovidas pela prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura.” disse Mauro.

Douglas Veloso, secretário de Agricultura, explicou que além da vacinação, um dos principais objetivos da ação foi conscientizar os moradores e proprietários dos animais. “A gente não quer tirar o animal de ninguém, mas é preciso que haja cuidado no tratamento e que esses animais estejam em condições propícias e sem maus tratos. Esse tipo de ação aproxima as pessoas do poder público e faz com que os proprietários possam enxergar seus animais com mais carinho.” ponderou Douglas.

A vacinação foi realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Núcleo de Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.

#ComVocêePorVocêSempre