Secretária de Assistência Social participa do Encontro Estadual de Gestores Municipais

A secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Karen Louzada, participou na última sexta-feira (25) do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro 2022, que neste ano teve como tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”. O encontro tem como objetivo fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, por meio da mobilização, articulação, orientação e apoio técnico aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de Assistência Social.

O presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro (Coegemas/RJ), Elias Oliveira, foi um dos convidados e fez apresentação de Palestra Magna sobre “O balanço do SUAS no Brasil: impacto da crise, fome e desigualdades”. Durante a palestra, o presidente apontou elementos importantes para reafirmar a defesa da Política de Assistência Social, destacou a trajetória de cortes públicos e do desfinanciamento do orçamento do SUAS.

Na parte da tarde foram ofertadas 3 oficinas, onde foram discutidos temas como: 1. Desfinanciamento, subfinanciamento e os impactos da Emenda Constitucional nº 95/19 – Parcerias globais e nacionais para ampliar direitos e proteção social nas cidades; 2. Os impactos da pandemia na ampliação das desproteções sociais – Emergências, Calamidades e Catástrofes: o lugar da Assistência Social; 3. Fluxos migratórios e proteção social no estado brasileiro – A relação do SUAS com o Sistema de Garantia de Direitos e demais políticas.