Secretária de Assistência Social faz visita técnica ao Ceam de Rio das Ostras

Com o objetivo de conhecer a estrutura e o funcionamento da rede de proteção e atendimento às mulheres do município de Rio das Ostras, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram, na manhã de ontem (29), de uma visita técnica ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). O equipamento funciona desde 2019 e é referência na região.

Durante a visita, a equipe técnica de Rio das Ostras abordou situações cotidianas de quem exerce o papel de acolher as vítimas de violência doméstica e familiar, questões como a Infraestrutura que o Centro Especializado de Atendimento à Mulher deve ter, como é feita a abordagem das vítimas de violência, as especialidades da equipe, as normativas de atendimento para resguardar a equipe técnica e vítima e também a importância do trabalho em rede.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Karen Louzada, Casimiro de Abreu receberá, em breve, uma unidade do Ceam.  “O Centro Especializado de Atendimento à Mulher contará com uma equipe especializada e ofertará atendimento psicossocial, aconselhamento e acompanhamento jurídico que buscam evitar que a mulher volte a situação de vítima da violência. Além disso, o Ceam desenvolverá ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e articulação da rede de atendimento, em especial nas áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e Justiça”, explicou Karen.