Secretaria de Agricultura e ICMBio atuam na prevenção de queimadas no Sítio Agrícola

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura realizaram, nesta quarta-feira, a limpeza e manutenção do aceiro do Sítio Agrícola, em Casimiro de Abreu, com o objetivo de prevenir a passagem do fogo para área de vegetação.

De acordo com o secretário de Agricultura, Douglas Veloso Macedo, esse trabalho é fundamental para evitar as queimadas no Sítio Agrícola. “Esse é um trecho preocupante pela proximidade com a Estrada começa. Essa parceria com o ICMbio é importante para evitar que o fogo chegue até a área do sítio e provoque impactos na fauna e flora locais”, ressaltou.

De acordo com o chefe da Reserva Biológica Poço das Antas, Gustavo Luna, o período crítico de queimadas começa em agosto, quando o tempo está seco e sem chuvas. “Muitos dos focos de incêndio começam com a queima de lixo e resíduos de poda. O proprietário acaba perdendo o controle do fogo e provocando as queimadas”, falou.

Além dos impactos ambientais, os incêndios florestais representam um grave risco para a saúde. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças pulmonares ou cardíacas preexistentes são especialmente vulneráveis. A exposição à fumaça pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões; redução da função pulmonar; inflamação pulmonar, bronquite, agravamento de asma e outras doenças pulmonares.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found