Secretaria de Agricultura continua no combate ao borrachudo

Para minimizar os ataques e o incômodo que os mosquitos borrachudos podem causar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e a Fundação Municipal estão atuando no controle biológico do inseto.

Para isso, está sendo aplicada uma larvicida biológica em rios e córregos que cortam a região serrana do município. O produto aplicado nos afluentes do rio Macaé é eficiente para o controle do mosquito borrachudo, pois elimina suas larvas sem provocar impactos na fauna e flora locais. A cada 15 dias, a aplicação é refeita para que haja eficiência.

Alguns cuidados também evitam a proliferação do mosquito. Verifique a situação do esgotamento sanitário de sua residência e não jogue lixo ou restos de comida nos rios e encostas, as larvas se alimentam de matéria orgânica. Por isso, lixo e dejetos de animais aumentam a proliferação do borrachudo.

A preservação das matas ciliares e da floresta também é muito importante, pois atraem os pássaros e insetos que se alimentam dos borrachudos ajudando assim, a manter o controle de sua população.