• Home
  • Saúde
  • Saúde Mental busca aprimoramento do atendimento de rede em Barra de São João

Saúde Mental busca aprimoramento do atendimento de rede em Barra de São João

A equipe do Espaço Mente Saudável, do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, deu início a um trabalho de capacitação dos profissionais que atuam nos postos de saúde e na Policlínica Municipal de Barra de São João.

O objetivo é aprimorar o trabalho de rede, que integra os atendimento das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), Saúde Mental, Policlínica e a Farmácia Popular e fazer uso, dar acesso e implantação das práticas Integrativas no município “É importante que o profissional faça uma escuta mais humanizada, para ouvir e entender as demandas dos pacientes e encaminhá-los ao atendimento correto”, explicou a enfermeira Diani Martins Dias, responsável técnica da Saúde Mental em Barra.

Para isso, estão sendo realizados encontros entre coordenação e os psicólogos da Saúde Mental e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) com enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e médicos de todos os Postos de Saúde de Barra de São João.

O primeiro encontro aconteceu na Policlínica Municipal, com a responsável pelo espaço Silvana Sousa. Na última terça-feira, a reunião foi realizada no Posto de Saúde Jomar Tardelli Bastos, no bairro Peixe Dourado II, e contou com a participação da psicóloga Bárbara; a coordenadora da Saúde Mental e Caps, Mariana Mannarino; e a responsável pelo posto, Cláudia Melo.

Os profissionais de saúde também estão tendo a oportunidade de fazer uso das PICS, oferecidas pelo Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS) formado por funcionários e voluntários no Espaço Mente Saudável, como o reiki, massagem bioenergética, pranaterapia, alinhamento energético, constelação familiar, terapia do cone hindu e a roda de deesksha, integrado e complementar aos tratamentos tradicionais que dão resultados surpreendentes, oferecendo um olhar multiprofissional aos casos encaminhados à Saúde Mental.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso