Saúde Mental busca aprimoramento do atendimento de rede em Barra de São João

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

A equipe do Espaço Mente Saudável, do Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu, deu início a um trabalho de capacitação dos profissionais que atuam nos postos de saúde e na Policlínica Municipal de Barra de São João.

O objetivo é aprimorar o trabalho de rede, que integra os atendimento das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), Saúde Mental, Policlínica e a Farmácia Popular e fazer uso, dar acesso e implantação das práticas Integrativas no município “É importante que o profissional faça uma escuta mais humanizada, para ouvir e entender as demandas dos pacientes e encaminhá-los ao atendimento correto”, explicou a enfermeira Diani Martins Dias, responsável técnica da Saúde Mental em Barra.

Para isso, estão sendo realizados encontros entre coordenação e os psicólogos da Saúde Mental e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) com enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem e médicos de todos os Postos de Saúde de Barra de São João.

O primeiro encontro aconteceu na Policlínica Municipal, com a responsável pelo espaço Silvana Sousa. Na última terça-feira, a reunião foi realizada no Posto de Saúde Jomar Tardelli Bastos, no bairro Peixe Dourado II, e contou com a participação da psicóloga Bárbara; a coordenadora da Saúde Mental e Caps, Mariana Mannarino; e a responsável pelo posto, Cláudia Melo.

Os profissionais de saúde também estão tendo a oportunidade de fazer uso das PICS, oferecidas pelo Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS) formado por funcionários e voluntários no Espaço Mente Saudável, como o reiki, massagem bioenergética, pranaterapia, alinhamento energético, constelação familiar, terapia do cone hindu e a roda de deesksha, integrado e complementar aos tratamentos tradicionais que dão resultados surpreendentes, oferecendo um olhar multiprofissional aos casos encaminhados à Saúde Mental.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found