Salto de qualidade: Casimiro sobe de posição no ranking do “Programa Previne Brasil”, do Ministério da Saúde

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Um salto de qualidade que atrai recursos, melhores serviços e consequentemente mais investimentos. É o que se pode concluir com a subida de Casimiro de Abreu da 30ª para a 17ª colocação no ranking dos municípios do estado beneficiados pelo “Programa Previne Brasil”, do Ministério da Saúde. O programa é voltado para o financiamento dos serviços de Atenção Básica nos municípios de todo o País.

“A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Básica e o vínculo entre a população e os profissionais de saúde. À medida que as metas são alcançadas, com base nos indicadores, mais repasses de verba são destinados”, informou o coordenador de Atenção Básica, Alex Peixoto.

Entre os principais indicadores estão: número de consultas médicas, com enfermagem e atendimentos odontológicos por cobertura na Estratégia Saúde da Família; acompanhamento e tratamento dos casos de hipertensão arterial, diabetes e obesidade; proporção de bebês nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal, entre outros.

O setor é responsável pela coordenação de 12 postos de Estratégia Saúde da Família (ESF) e outras cinco subunidades : Quilombo, Cachoeiro de Macaé, Visconde, Varjão e Boa Esperança.
Destacam-se as campanhas de vacinação, coleta de preventivo, curativos, retirada de pontos, pré-natal, tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, tratamento para diabetes, saúde reprodutiva, puericultura (acompanhamento de desenvolvimento infantil), atendimento à hanseníase, tuberculose, tratamento de hipertensão sistêmica, entre outros.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found