Reunião discute áreas prioritárias para recuperação florestal na região

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira, dia 05, uma reunião de planejamento estratégico com técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ICMBio, Associação Mico Leão Dourado e INEA para discutir ações e áreas prioritárias para a recuperação florestal.

Um dos temas abordados foi a Década da Restauração e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de dar um panorama das condições de uso e cobertura das terras na área do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio (NGI), com um recorte para a região de Casimiro.

Foram apresentados os tipos de restauração, situação dos ecossistemas em nosso município, definição de áreas prioritárias para recomposição florestal e recuperação de áreas degradadas, e apresentação das áreas prioritárias levantadas pelo INEA.

Foi apresentada uma proposta de criação do banco de áreas a serem restauradas no Município, possíveis estratégias para alcançar resultados e parceiros potenciais.

A Associação Mico-leão-Dourado falou sobre as áreas prioritárias segundo os seus objetivos e as estratégias adotadas para alcançar os resultados.

“O principal objetivo foi o de provocar a discussão para a necessidade da restauração dos ecossistemas e buscar construir uma agenda comum entre as instituições, sem esquecer que a governança das ações de restauração é de cada instituição”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Samuel Barreto Neves.

Participaram da reunião, o secretário de Casimiro, Samuel Barreto; representante do ICMBio; Engenheiro Florestal da Associação Mico Leão Dourado, Carlos Alvarenga; e o representante do Inea Macaé, Magno Grativol.