• Home
  • Saúde
  • Resposta positiva: mulheres da Serra comparecem em bom número ao Ônibus Rosa

Resposta positiva: mulheres da Serra comparecem em bom número ao Ônibus Rosa

 
A passagem do Ônibus Rosa pela Região Serrana de Casimiro de Abreu foi altamente positiva. Até o fim desta terça-feira, dia 2, espera-se que 200 exames de imagens, entre mamografias e ultrassonografias, sejam feitos nas localidades da Serra.
Por ter um público diferenciado, devido ao padrão comportamental mais introspectivo e arredio, a Região Serrana de Casimiro, habitada em sua maioria por agricultores, surpreendeu até mesmo o secretário de Saúde Ronaldo Steele devido à presença marcante de mulheres que se deslocaram das mais diferentes comunidades até o ESF Antônio Cavalcanti, em Barra do Sana.
“Por conta desse padrão, há sempre alguma dificuldade de o paciente vir até aqui. Por exemplo, houve uma mulher, 42 anos, que disse que não ia ao posto fazer seus exames por causa de proibição do marido. Tivemos que convencê-los de que ela seria examinada por uma enfermeira e não um homem”, observou o secretário.
“Gostei muito desse ônibus. Fico muito feliz por ele estar aqui”, disse uma moradora de São Romão, localidade a 5 km de distância aproximadamente do ESF Antônio Cavalcante.
A Unidade Móvel de Saúde, aliás, foi vital para que o Município reduzisse drasticamente a fila de espera por exames de mamografias.
Em novembro, o foco da Unidade que será pintada de azul, em alusão ao Novembro Azul, Campanha Nacional pela saúde do homem, será a realização dos mais diversos exames de ultrassonografias tanto para homens como mulheres, além das mamografias.
“Fico muito feliz quando o Poder Público chega até o cidadão”, declarou o prefeito Ramon Gidalte por ocasião do encerramento da Campanha Outubro Rosa , no ESF Antônio Cavalcanti, na manhã da segunda-feira, dia 1.
Para realizar os exames na Unidade Móvel de Saúde é preciso ter o pedido do médico do respectivo ESF do paciente, além de documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão Sus e um telefone atualizado.
#ComVocêePorVocêSempre

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso