Resgate: os anjos do asfalto em Barra de São João

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

 

“Nossa maior alegria é salvar vidas”. E dessa forma, com um sorriso estampado no rosto que Paulo Sérgio Rodrigues, assessor técnico do Resgate Barra de São João, reage quando lhe perguntam o que faz.

Na profissão há cerca de 10 anos, Paulo Sérgio, a coordenadora Beatriz Moreira e sua equipe: um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um motorista socorrista, além de uma pessoa atendente de telefone, o comunicante, têm a missão de resgatar pessoas acidentadas no trecho que vai da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106),no perímetro urbano de Barra de São João, até o distrito de Rio Dourado, próximo à Rodovia BR-101.

“Por mês são cerca de 80 atendimentos, a média anual beira a mil”, informa Paulo Sérgio, acrescentando que a unidade atende também urgências em domicílio e auxilia o Corpo de Bombeiros em operações mais complexas.

Uma vez comunicada do fato, a equipe leva no máximo dois minutos para embarcar na ambulância de resgate, totalmente equipada para este tipo de ocorrência. A depender de onde vem a chamada, o tempo de chegada ao local pode variar entre 10 minutos a 25 minutos, no máximo.

Segundo Paulo Sérgio, devido ao verão, é grande o número de acidentes no trecho, sobretudo com motos. “Mas não existe um dia tranquilo”, alertou. O profissional recomenda que em caso de atendimento a um acidentado, o leigo não mexa na pessoa, pois um movimento pode agravar a lesão. Por isso é sempre prudente acionar o Resgate.

Em que situações o Resgate de Barra de São João pode ser chamado? acidente de automóveis; trabalho de parto; vítimas de agressões, como pessoas baleadas, esfaqueadas e espancadas; casos clínicos, entre os quais, pessoas com convulsões e sintomas de infarto e derrame; intoxicação ou queimaduras; pacientes portadores de transtornos mentais que estejam em crise.

O telefone do Resgate Barra de São João é  192 ou  0800 021 5750.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found