Reencontros e fortes emoções marcam o retorno do desfile cívico escolar

O retorno do desfile cívico escolar, após mais de sete anos, foi marcado por reencontros e muita emoção. Casimirenses de todas as idades foram as ruas na manhã desta quinta-feira (15) para acompanhar o desfile em comemoração aos 163 anos de emancipação político-administrativa de Casimiro de Abreu.

Alunos e professores deram um show à parte. Apresentações de dança, encenações artísticas, bandas marciais. Nada ficou de fora. Até mesmo, “carros alegóricos” fizeram parte do desfile deste ano. “Resgatamos algo tão importante que esse dia 15 ficará registrado na história de Casimiro de Abreu. Esse momento passa ser um marco cultural na nossa cidade. Estamos trazendo a memória aquilo que estava esquecido”, resumiu a secretária de Educação, Gracenir Oliveira.

A chuva, que gerou certo receio, não deu as caras.  No palanque, autoridades chegaram cedo e não perderam nada da festa cívica. A Guarda Civil Municipal abriu o desfile acompanhada da Sociedade Musical Casimirense. Agentes da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Patrimonial, da Ronda Ostensiva e dos departamentos da Guarda Ambiental e Operação com Cães desfilaram pelo Centro da cidade.

Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, os alunos da rede municipal de ensino ocuparam a Rua Alpheu Marchon com muita alegria e irreverência. Meio ambiente, esporte, turismo, trabalho, história, inclusão, música e muita emoção. Mais uma vez, nada ficou de fora da festa.

O que se viu no evento foi a dedicação das instituições que desfilaram, seja com a alegria estampada no rosto de quem passou em frente ao palanque, até a emoção de pais, familiares e amigos com o desfile de alunos. Pelotões caracterizados por temas levados para o desfile, participantes com trajes diversos, deram o colorido que embelezou, deu mais vida e manteve a atenção da plateia até o fim.

Em seu discurso, o prefeito Ramon Gidalte fez questão de elogiar o empenho de todos os profissionais envolvidos na realização do desfile e parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido na educação do município. “Queria agradecer a toda equipe da Secretaria de Educação, ao pessoal de apoio, aos diretores, professores que proporcionaram para gente esse momento. Ver esse desfile novamente é motivo de muita alegria. Estou muito satisfeito com tudo o que vem acontecendo na educação do nosso município”, disse o prefeito.