Reaberto o ESF de Cachoeiro de Macaé

Depois de 10 anos fechada, tendo seus equipamentos furtados, a Subunidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Onofre João Cunha, em Cachoeiro de Macaé está aberta para atender os moradores da pequena localidade rural de Casimiro de Abreu.

A reinauguração foi feita pelo Prefeito Ramon Gidalte na tarde desta quinta-feira 27 .  “Mais importante do que a abertura deste posto é que ele funcione”, disse o prefeito, que enfatizou o sentimento de carinho que tem por Cachoeiro e seus moradores, relação construída desde os tempos de garoto.

O ESF é dotado de três salas: preparo, atendimento de enfermagem e atendimento médico. A equipe de profissionais é composta um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente comunitário de saúde.

Para os moradores da região, a volta do funcionamento deste posto foi uma conquista. “Eu não tenho carro para me deslocar até Casimiro de Abreu”, lembrou Zenaide Pereira da Costa Gago, 66 anos, moradora de Cachoeiro há 40 anos.

Mesmo sentimento de seu Arailton Marchon Pereira, 61, nascido e criado em Cachoeiro. “A gente precisava deste posto”. Já o pastor da Igreja Batista Claudio Nascimento, 51, destacou que além da distância que os moradores precisavam enfrentar à procura de atendimento médico, há dificuldades de deslocamento. “Este posto fechado trazia muito prejuízo à comunidade, porque tínhamos que nos deslocar até Córrego da Luz, por cerca de 5 km de estrada ruim”.

No encerramento da solenidade, o secretário municipal de Saúde Ronaldo Steele anunciou que as obras de reforma em ESFs vão prosseguir. “Não é fácil, mas faremos  isso em todos os ESFs”, avisou o secretário.

Em tempo: Onofre João Cunha era agricultor e foi um dos moradores pioneiros na comunidade de Cachoeiro de Macaé.  Morreu com 95 anos e foi um dos fundadores da Igreja Batista da localidade há cerca de 110 anos.

Compareceram também a inauguração do posto, o vice-prefeito Ozilei Alves, o Lelei, o vereador Pedro Gadelha (Cidadania), a coordenadora de ESF, Jussara Leandro, o coordenador municipal de transportes da saúde, Toniel Monteiro e da coordenadora de Educação em Saúde, Lia Márcia Carvalho.