Quebrando tabus. Palestra esclarece trabalhadores de limpeza urbana de Casimiro sobre o câncer de próstata

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

“Vergonha”, “preconceito”, “machismo”, “falta de tempo”. Desculpas não faltam ao homem quando o assunto é ir ao médico e procurar um urologista – profissional responsável por diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos, que afetam órgãos como rins, bexiga, ureteres e todo o sistema reprodutivo masculinoPor isso, o Núcleo  Ampliado de Saúde da Família (NASF) em conjunto com a Atenção Básica do Município promoveram, na manhã desta quinta-feira, dia 18, palestra sobre a saúde do homem, na sede da empresa de limpeza urbana Ecomix , em Casimiro de Abreu.

A ação faz parte do Novembro Azul, cujo objetivo é conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata. Durante todo o mês, uma vez por semana, um posto de saúde funciona com horário estendido até as 19h com objetivo de atender especificamente o público masculino. A medida visa facilitar os trabalhadores que, por algum motivo, têm dificuldade de procurar atendimento médico durante a maior parte do dia. Com o  diagnóstico precoce, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%.

 

“É preciso quebrar o tabu. Saúde também é coisa de homem. Ações como essa são muito importantes porque a troca de informação leva à reflexão”, disse a psicóloga Isabella Fernandes do NASF. A palestra, que durou cerca de uma hora, agradou aos cerca de 50 trabalhadores presentes. “Há muita gente que sente vergonha e não fala desse assunto. Tem homem que acha que é só o exame de toque. Mas isso é só uma etapa do atendimento”, concluiu o operador de máquinas Fernando da Conceição Araújo, 38 anos.  

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found