• Home
  • Saúde
  • Psicólogos acolhem profissionais de saúde e pacientes com suspeita e diagnóstico da covid-19

Psicólogos acolhem profissionais de saúde e pacientes com suspeita e diagnóstico da covid-19

A psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família -NASF- e psicólogos do Centro de Especialidades Médicas – CREM- da Prefeitura de Casimiro de Abreu estão diante do importante trabalho que é acolher pacientes com suspeita de covid-19, com diagnóstico confirmado e também aqueles que enfrentam o medo e permanecem na linha de frente cuidando da população durante a pandemia. Além dos pacientes, profissionais de saúde estão recebendo apoio psicológico. Os atendimentos contam com a parceria do Programa de Saúde Mental.
 
Este trabalho ganhou destaque no estado do Rio e em nível nacional, sendo escolhido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS) para representar a Região da Baixada Litorânea como uma prática exitosa, que vem fazendo a diferença na vida das pessoas. A experiência foi apresentada ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).
 
As psicólogas realizam o atendimento individual online. Em cada atendimento virtual, a proposta é acolher, aconselhar, orientar, transmitir um pouco de alívio, conforto e tranquilidade para os profissionais de saúde.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, os atendimentos psicológicos estão disponíveis para todos os profissionais que atuam no setor da saúde pública do município, incluindo aqueles do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, das Unidades Básicas de Saúde, dos setores administrativos, etc. O profissional que precisar, basta procurar seu coordenador de setor.
 
Este é um trabalho intersetorial que integra Vigilância em Saúde, Saúde Mental e Atenção Primária; faz parte do protocolo da Secretaria de Saúde no enfrentamento da covid-19.
 
Tanto os pacientes em isolamento quantos os profissionais de saúde são acolhidos e assistidos pelas psicólogas, respeitando sempre as orientações do Conselho de Psicologia, que prioriza o sigilo de identidade e a privacidade do paciente, bem como conceitos éticos da profissão de psicologia. #TrabalhandoPorNossaGente #JuntosSomosMaisFortes

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso