Projeto Debuteen leva autoestima e empoderamento para adolescentes  de Casimiro de Abreu

O prefeito Ramon Gidalte marcou presença na cerimônia de encerramento da primeira turma do Projeto Debuteen. O evento foi realizado na tarde de ontem (25), no Eco Resort Torres da Serra. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, busca promover a formação social, profissional e educacional das adolescentes, além de instruir e oferecer ferramentas para que elas possam desenvolver suas potencialidades e conhecer seus direitos de proteção.

Para isso, as atividades de formação incluíram oficinas e seminários sobre temas relacionados a saúde da mulher, defesa pessoal, construção de currículo e autoestima. “Esse programa visa estimular o protagonismo da juventude, em especial daqueles em situação de maior vulnerabilidade social. O objetivo das atividades é aumentar a autoestima e permitir que as jovens descubram habilidades profissionais que as ajude na inserção ao mercado de trabalho”, explicou a secretária de Assistência Social, Karen Louzada.

O coordenador do projeto, Rafael Alves, também falou sobre a importância do programa na formação das adolescentes. “O projeto foi desenvolvido com foco em instruir e oferecer ferramentas para esse público-alvo sobre a importância de conhecer seus direitos de proteção, fortalecimento, crescimento e desenvolvimento de suas potencialidades. Os temas abordados tiveram como objetivos trabalhar a educação, estimular a concentração e também explorar a expressão de sentimentos e ideais para que elas busquem evoluir e estar em constante aprendizado”, contou.

Durante a cerimônia de encerramento, as adolescentes ganharam uma sessão de fotos e se divertiram ao som do cantor Fernando Otz. “Foi um projeto maravilhoso. Confesso que não esperava ser tão legal como foi, superou minhas expectativas. Aprendemos muitas coisas legais e saio daqui com outra cabeça. Abriu nossa mente”, revelou Maria Eduarda Azevedo, de 16 anos.

O prefeito Ramon Gidalte aproveitou a oportunidade para anunciar a volta dos programas Bolsa Estágio e Bolsa Auxilio. “Quero que esse governo seja lembrado por ser um governo de oportunidades. Vamos investir em mais cursos de capacitação, estimular ações de apoio ao primeiro emprego e fortalecer ainda mais os programas sociais em nosso município. Em breve, voltaremos com o Bolsa Auxílio e o Bolsa Estágio. Fico muito feliz em ver que esse projeto deu certo. Para os próximos anos, vamos ampliar a estrutura e realizar um baile de debutante”, garantiu o prefeito, ao lado do vereador Pedro Gadelha, que também esteve presente na cerimônia.