• Home
  • Saúde
  • Programa Saúde para Você chega a Rio Dourado neste sábado

Programa Saúde para Você chega a Rio Dourado neste sábado

“Prevenir é melhor do que remediar” e em se tratando de saúde da mulher, a atitude mais prudente é procurar um ginecologista  e realizar o exame preventivo do câncer de colo de útero pelo menos uma vez ao ano. Neste sábado, dia 4, esta oportunidade estará disponível no ESF Autoepson Diniz de Carvalho, Rio Dourado, entre 9 e 16h .

Por meio do “Programa Saúde pra Você”, da Secretaria Municipal de Saúde, 30 exames preventivos de câncer do  colo de útero, previamente agendados,  serão oferecidos.  Também haverá testes rápidos de HIV, de hepatite B e C e de sífilis. O objetivo da Secretaria de Saúde  é fazer pelo menos 24 exames, todos os sábados, nos postos de saúde e 30, uma vez em um dia da semana, no Hospital Municipal”, informa o secretário de Saúde, Ronaldo Steele.

Devido à  pandemia de Covid, muitos exames agendados foram  suspensos e somente nos últimos dois meses puderam ser retomados. Através do “Saúde pra Você” essa demanda, que estava reprimida começa a ser normalizada. Até o momento, 80 exames preventivos já foram realizados no ESF Jomar Tardelli Bastos, no Peixe Dourado,  e 30 no ESF Palmital

“O câncer de colo de útero é um dos que mais afetam mulheres no mundo. É um câncer que se descobre preventivamente. O material é analisado por um especialista que dá o diagnóstico sobre o risco de ter a doença ou não”, explica o secretário.

 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso