Programa ‘Empoderadas’ faz visita técnica a Casimiro de Abreu

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu na última terça-feira (22) a visita técnica da coordenadora do programa “Empoderadas”, Erica Paes, que integra a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O encontro, no Auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), teve objetivo de apresentar o programa aos órgãos e equipamentos do município que atuam no enfrentamento à violência de gênero, fortalecendo o combate à violência e a orientação às mulheres acerca das principais situações de risco, além das formas de prevenção.

Segundo a secretária de Assistência Social de Casimiro de Abreu, Karen Louzada, essa integração é fundamental para contribuir com o avanço das políticas públicas do município voltadas ao combate da violência de gênero. “Tenho certeza que esse programa irá agregar às ações que já desenvolvemos na secretaria. Infelizmente, as estatísticas de violência contra a mulher só crescem, daí a importância de se fazer o trabalho preventivo para diminuição desse número, que é um dos objetivos desse programa”, ressaltou a secretária.

A coordenadora do Programa Empoderadas, Erica Paes, acrescentou que esse encontro é importante para entender as necessidades do município e, assim, traçar estratégias de trabalho. De acordo com ela, uma das iniciativas é fomentar o trabalho e renda, para que as vítimas possam garantir sua independência e romper com o ciclo de violência em que se encontram. “Além de dar acolhimento, espaço de fala e defesa pessoal com aulas de artes marciais para as adolescentes e mulheres vítimas dessas violências, o programa almeja também o desenvolvimento da mulher, sua autonomia financeira e emocional, com capacitação para trabalho e levará em consideração a realidade”, explicou a coordenadora.

O Empoderadas foi apresentado para representantes da Guarda Municipal, do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), das secretarias de Esporte e Lazer, Assistência Social, gabinete, entre outras.