Produtores rurais de Casimiro de Abreu participam do curso de Formação de Agentes em Sanidade Animal

Casimiro de Abreu recebeu nesta quinta-feira o primeiro curso virtual de Formação de Agentes em Sanidade Animal. Além de formar produtores e profissionais que estão diretamente ligados às atividades rurais acerca da importância da sanidade animal para a saúde coletiva e o meio ambiente, o curso teve como objetivo capacitá-los para praticarem as vacinações com segurança e bem-estar animal.

Durante a manhã foram realizadas as palestras on-line no auditório do Instituto dos Servidores Públicos (Iprev), no Centro de Casimiro de Abreu, sobre os temas febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, legislação sanitária, boas práticas de vacinação e bem-estar animal, com as médicas veterinárias da Coordenadoria de Defesa Animal do Estado Renata Falcão, Lília Marques e Liliane Vidal.

Durante a tarde, os participantes observaram os equipamentos e materiais utilizados na vacinação, além de uma simulação na propriedade rural no Rancho Antares, próximo ao Sítio Agrícola, a fim de demonstrar o manejo correto da vacinação, contenção e coleta de material.

“É importante conhecer a agulha para cada tipo de vacina, seu armazenamento, a posição correta para aplicação no animal, além do uso de EPI’s, como luvas e a máscara, pra evitar a contaminação do profissional”, observou o médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura, Mauro Banho.

Também foi lançada a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Os proprietários rurais têm que vacinar todos bovinos e bubalinos do município com idade de zero a 24 meses. “Na década de 80, a aftosa era uma realidade preocupante para todos. Mas o trabalho que vem sendo feito desde então está trazendo resultados positivos. Desde 1997 não registramos casos de aftosa no Estado do Rio de Janeiro. Nosso trabalho é de prevenção. Por isso a vacinação é tão importante”, ressaltou o médico veterinário Expedito Barros Coelho.

O curso foi uma parceria entre a Prefeitura de Casimiro de Abreu e o Governo do Estado, com organização do secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Douglas Veloso; o presidente da Fundação Municipal, Jarlei Aguiar; o chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária de Casimiro de Abreu, Rodrigo Alvim; e a coordenadora de Educação Sanitária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio, Rosa Maria Antunes.