Produtores esperam um aumento na colheita do feijão neste ano

Começou o período de colheita do feijão em Casimiro de Abreu. Na comunidade rural do Visconde já formam colhidos cerca de 2 toneladas. Já no Ribeirão, maior produtor agrícola do município, e nas demais localidades rurais do município, a expectativa é de superar 10 toneladas.

Os agricultores esperam um aumento de aproximadamente 30% em relação à safra do ano passado, atingindo uma produtividade média de 600kg de feijão por hectare.

O aumento da produção é reflexo do incentivo que a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem dado ao pequeno produtor. Além da batedeira de grãos, máquina que reduz o tempo da colheita e o beneficiamento do grão, a Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo o projeto Feijão, onde os produtores são beneficiados com sementes de boa qualidade e o acompanhamento técnico dos profissionais da Prefeitura.

Wanderley da Silva já cultiva o feijão no Ribeirão há mais de dez anos. Além de diversificar a produção, o cultivo do grão representa uma renda extra para a família. Parte da colheita será para o consumo próprio, e o excedente será comercializado no varejo. “O feijão é um bom negócio, e dinheiro rápido com 90 dias”, falou.

Para Mateus de Souza, o município é muito bom para desenvolver esta cultura, sendo que a cada ano mais agricultores acreditam e investem no feijão. “A orientação e o acompanhamento dos técnicos é fundamental para o produtor rural, além do apoio com as máquinas e implementos”, ressaltou.