Produção de açaí no sítio Agrícola

Fonte rica em nutrientes e que fornece energia para o corpo, a pequena fruta arredondada e de coloração que varia do roxo ao preto conquistou o coração e, principalmente, o paladar dos brasileiros, é o açaí. E ele também é produzido em nosso município.

O Sítio Agrícola, localizado na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, possui diversos açaizeiros. A produção chega uma média de mil quilos por ano. Antes de chegar até o consumidor, o açaí passa por diversos processos, incluindo separação de grãos, higienização e produção da polpa.

O cultivo, produção e todo o processo de beneficiamento do açaí é feito no sítio agrícola, com com apoio da Secretaria de Agricultura e da Fundação Municipal.

Glória Piedade, moradora de Casimiro de Abreu, é produtora de açaí há 8 anos e explicou como funciona o processo de colheita e beneficiamento da fruta.

É preciso subir no açaizeiro para retirar os cachos onde as frutas estão. Cada açaizeiro tem em média de 6 a 8 metros de altura. Depois de colhidos, é a hora de selecionar grão por grão. Quanto mais maduros eles estiverem mais acentuado será o gosto da polpa.

Depois desse processo é hora de higienizá-los, esse passo é muito importante para a qualidade do produto e para a saúde do consumidor. Os grãos são colocados em um recipiente com água e água sanitária por 10 minutos. Após esse período, eles são enxaguados e vão para uma panela com água quente e mais um pouco de água sanitária. Eles são enxaguados novamente, a casca é separada do caroço e aí começa a produção da polpa. É interessante destacar que a polpa é feita apenas da casca do fruto, o caroço é utilizado para a produção de novas mudas. Para produzir a polpa, a casca é batida pura, sem adição de xarope de guaraná.

É a própria Glória quem sobe nos pés de açaí para a colheita. O beneficiamento do açaí conta com a ajuda de suas netas que a auxiliam no processo até que a fruta possa ser transformada em polpa, para ser comercializada.

Com sorriso estampado no rosto, a produtora rural não nega o orgulho que tem de sua profissão “É trabalhoso todo o processo, mas também é uma felicidade muito grande poder oferecer aos meus clientes um produto de qualidade”, disse Glória.

Casimiro de Abreu tem diversas famílias que vivem da produção rural, que tiram do campo o seu sustento e põem na mesa dos nossos moradores alimentos cultivados com carinho e máxima dedicação. Comprar dos produtores rurais de nossa cidade é ter a certeza de levar alimentos de qualidade para dentro de nossas casas. Quando for comprar do produtor rural lembre-se do trabalho da dona Glória em colher o açaí e todo processo feito com dedicação e carinho para oferecer a você, consumidor, um produto de qualidade.