Produção de açaí no sítio Agrícola

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Fonte rica em nutrientes e que fornece energia para o corpo, a pequena fruta arredondada e de coloração que varia do roxo ao preto conquistou o coração e, principalmente, o paladar dos brasileiros, é o açaí. E ele também é produzido em nosso município.

O Sítio Agrícola, localizado na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, possui diversos açaizeiros. A produção chega uma média de mil quilos por ano. Antes de chegar até o consumidor, o açaí passa por diversos processos, incluindo separação de grãos, higienização e produção da polpa.

O cultivo, produção e todo o processo de beneficiamento do açaí é feito no sítio agrícola, com com apoio da Secretaria de Agricultura e da Fundação Municipal.

Glória Piedade, moradora de Casimiro de Abreu, é produtora de açaí há 8 anos e explicou como funciona o processo de colheita e beneficiamento da fruta.

É preciso subir no açaizeiro para retirar os cachos onde as frutas estão. Cada açaizeiro tem em média de 6 a 8 metros de altura. Depois de colhidos, é a hora de selecionar grão por grão. Quanto mais maduros eles estiverem mais acentuado será o gosto da polpa.

Depois desse processo é hora de higienizá-los, esse passo é muito importante para a qualidade do produto e para a saúde do consumidor. Os grãos são colocados em um recipiente com água e água sanitária por 10 minutos. Após esse período, eles são enxaguados e vão para uma panela com água quente e mais um pouco de água sanitária. Eles são enxaguados novamente, a casca é separada do caroço e aí começa a produção da polpa. É interessante destacar que a polpa é feita apenas da casca do fruto, o caroço é utilizado para a produção de novas mudas. Para produzir a polpa, a casca é batida pura, sem adição de xarope de guaraná.

É a própria Glória quem sobe nos pés de açaí para a colheita. O beneficiamento do açaí conta com a ajuda de suas netas que a auxiliam no processo até que a fruta possa ser transformada em polpa, para ser comercializada.

Com sorriso estampado no rosto, a produtora rural não nega o orgulho que tem de sua profissão “É trabalhoso todo o processo, mas também é uma felicidade muito grande poder oferecer aos meus clientes um produto de qualidade”, disse Glória.

Casimiro de Abreu tem diversas famílias que vivem da produção rural, que tiram do campo o seu sustento e põem na mesa dos nossos moradores alimentos cultivados com carinho e máxima dedicação. Comprar dos produtores rurais de nossa cidade é ter a certeza de levar alimentos de qualidade para dentro de nossas casas. Quando for comprar do produtor rural lembre-se do trabalho da dona Glória em colher o açaí e todo processo feito com dedicação e carinho para oferecer a você, consumidor, um produto de qualidade.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found