Prefeitura inicia reforma da Casa Abrigo

A Prefeitura de Casimiro de Abreu deu início, na última semana, à reforma da Casa Abrigo, equipamento da rede socioassistencial que busca assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do município. O local passará por uma completa reestruturação para dar mais comodidade aos assistidos pelo equipamento.

A secretária de Assistência Social, Karen Louzada, destacou o trabalho que é desenvolvido no local. “Este não é apenas um equipamento de assistência social, é um espaço para cuidar, acolher e dar carinho às crianças e adolescentes que precisam ser cuidados, por estarem em situação de vulnerabilidade social”, disse Karen.

No espaço, os assistidos são acompanhados por uma equipe técnica multidisciplinar, composta por psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, nutricionistas, que atua no trabalho de reinserção familiar ou adoção, após autorização judicial.

O município de Casimiro de Abreu tem estruturado o Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade. O serviço é destinado para crianças e adolescentes que tiveram de ser afastados do convívio familiar devido a situações de violação de direitos a que foram submetidos. O processo de afastamento se dá via Juizado da Infância e Juventude ou, em casos de urgência, pelo Conselho Tutelar, com comunicação imediata ao Juiz da Vara da Infância sobre o acolhimento.

Simultaneamente, a Prefeitura também iniciou à reforma da antiga Casa Abrigo, localizada na Rua Jonas Nunes, no Centro da cidade. Além do péssimo estado de conservação, herdado pela atual gestão de administrações passadas, o local também foi alvo de vândalos e criminosos. Todo material elétrico, esquadrias e louças foram furtados durante o período em que o imóvel esteve desocupado aguardando a finalização dos tramites processuais para o início das reformas.

O prazo para conclusão das obras é de 180 dias.