• Administração

Administração de Casimiro de Abreu inicia modernização da máquina pública com processo eletrônico.

Modernizar as ações internas, agilizar as rotinas e reduzir o uso de papel na administração pública, com benefício à população, são os objetivos da Prefeitura de Casimiro de Abreu, ao implantar, a partir de 1º de janeiro, o sistema de protocolo digital – passo decisivo para a mudança do modelo de gestão pública, no sentido de criar condições mais favoráveis para atividades internas e melhorar o atendimento ao contribuinte.

O sistema de protocolo digital vai permitir a gestão integrada de informações, documentos e processos, por meio de solução tecnológica. A adoção desta nova ferramenta visa reduzir o tempo de tramitação dos processos entre os setores municipais e a economia aos cofres públicos, com a eliminação do uso de papel, impressão, transporte e armazenamento.

Haverá também um ganho de espaço físico nos setores da administração municipal, uma vez que não será mais necessário estocar ou empilhar processos. Somente neste ano, houve abertura de mais de 15 mil processos administrativos, somando Casimiro de Abreu e Barra de São João. Ao todo, foram gastos cerca de 80 mil, apenas em material de escritório e toners, na materialização desses processos.

No formato antigo, a população contava apenas com atendimento presencial para abrir protocolo, fazer a solicitação e só então era feito lançamento no sistema para acompanhamento do processo físico. Os servidores responsáveis pelo protocolo, que abriam as pastas, imprimiam a capa do processo, colocavam os documentos em ordem, assinavam e carimbavam folha a folha. Não bastasse todos esses trâmites, ainda era necessário encaminhar o protocolo para o setor responsável, onde seria feita a solicitação e depois a devolução para o munícipe.

A partir do dia 1º de janeiro, todo esse processo será feito via internet.

“Basta acessar o portal da prefeitura e clicar no ícone do protocolo online. Lá o cidadão, realizará o cadastro inicial como solicitante, caso não tenha se cadastrado ainda, e logo em seguida poderá escolher o assunto de seu interesse, que estará seccionado por entidade, e anexar a documentação necessária, que será definida conforme cada assunto. É importante ressaltar que o cidadão receberá um SMS e e-mail contendo o número do processo e o passo a passo para continuar acompanhando a solicitação”

informou o secretário de Administração, Sullivan Berbet, explicando ainda que o setor de protocolo continuará ativo para o munícipe que optar pelo atendimento presencial.

“Quando o cidadão optar pelo atendimento presencial, basta que apresente a documentação original em uma das unidades de protocolização, no Prédio da Prefeitura ou na Subprefeitura e a mesma será digitalizada. O processo eletrônico vai reduzir significativamente o tempo das tramitações. A demora atrapalha a execução dos serviços e a entrega de resultados para a população. Vamos continuar avançando na modernização para Casimiro de Abreu ser referência em administração pública. O protocolo digital gera transparência, organiza as informações e permite que os dados sejam de fácil acesso para o cidadão e para o servidor público”, disse Sullivan.

Ainda de acordo com o secretário de Administração, a Prefeitura pretende ainda digitalizar todos os processos físicos da administração pública.

“Com melhorias na oferta de ferramentas digitais, a Prefeitura de Casimiro possibilita mais conforto aos contribuintes, que podem resolver grande parte de suas demandas, via internet. Além disso, Casimiro também se alinha aos conceitos de modernidade que os recursos tecnológicos permitem”, encerrou.