Prefeitura dá início ao Projeto Jovem Agricultor e Paisagista Mirim

Uma grande oportunidade para 60 jovens! Nesta segunda-feira (08), a Fundação Municipal Casimiro de Abreu deu início a aula inaugural dos programas Jovem Agricultor Orgânico e Paisagista Mirim, voltados para jovens estudantes entre 14 e 17 anos, que desejam aprender atividades ligadas à área ambiental.

Foram contemplados 60 jovens que residem no município, seus distritos e localidades rurais, sendo: Rio Dourado, Professor Souza, Boa Esperança, Pai João, Barra de São João, Visconde, Varjão e Casimiro de Abreu.

“É um programa de extrema importância para o município, pois além de ter um cunho social ainda é pré-profissionalizante trazendo ao jovem capacitação técnica”, disse Jarlei Aguiar da Silva, presidente da Fundação Municipal Casimiro de Abreu.

Presente na aula inaugural, o prefeito Ramon Gidalte falou da satisfação de promover a inclusão social e a qualificação profissional, atrelada à frequência escolar com a finalidade de gerar renda e criar oportunidades em um período tão importante para a formação dos jovens.

“Trata-se de um pontapé inicial para a formação profissional de cada um de vocês. Nós temos uma agricultura muito forte e vocês estão neste contexto de crescimento e desenvolvimento da cidade. Venho pedir dedicação aos jovens. Quem sabe no próximo ano possamos dobrar o número de participantes destes projetos”, comentou Ramon.

O programa oferece aulas teóricas e práticas aos jovens, a partir de uma equipe multidisciplinar que traz questões ambientais atuais sempre para debate, assim como busca de resoluções quanto à sociedade atuante.

Os jovens integrantes do programa Paisagista Mirim receberão aulas sobre técnicas de jardinagem, poda, produção de mudas, manejo e conservação do solo e horticultura.

Os jovens integrantes do programa Agricultor Orgânico receberão aulas sobre produção orgânica, compostagem, olericultura, manejo integrado de pragas e doenças e manejo sustentável.

Créditos: Jonathan Vidal