Prefeitura abre Semana Nacional de Trânsito

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil, abriu nesta segunda-feira, dia 20, as atividades da Semana Nacional de Trânsito. A abertura foi no Cine Teatro Meus Oito Anos e contou com a participação do prefeito Ramon Gidalte, do vice-prefeito Lelei da Marmoraria, do secretário e subsecretário de Ordem Pública, Wellington Lima e José Guaraciaba dos Santos; e representantes das polícias Rodoviária Federal, Estadual e o 32º Batalhão de Polícia Militar.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, na Semana de 18 a 25 de setembro, são realizadas ações em todo o país com o objetivo de conscientizar os envolvidos no trânsito (pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas). O tema da campanha é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

“A Secretaria de Ordem Pública e Defesa Civil tem uma preocupação em promover campanhas e ações para a segurança no trânsito. Os números de acidentes de trânsito no Brasil são altos e preocupantes. Por ano, são 40 mil mortes. Percebemos a magnitude deste número quando comparamos com as mortes por homicídio, 50 mil” destacou o secretário de Ordem Pública, Wellington Lima.

Para o prefeito Ramon Gidalte, a segurança no trânsito também é papel do poder público. “Estamos fazendo nossa parte. Fizemos vários investimentos em segurança pública que refletem na segurança no trânsito. Em breve iremos modernizar os semáforos e trocar placas de sinalização de todo o município. Podem contar com o poder público municipal”, destacou o prefeito.

O momento também foi de apresentações de composições próprias. A jovem Rayane Domingos, aluna do Ciep 406, em Barra de São João, encantou a todos com sua voz doce, cantando uma paródia sobre o trânsito. E representando a Acapord, Ricardo Barbosa,  apresentou um rap sobre os cuidados e a empatia no trânsito.

Participaram também do evento secretários e subsecretários municipais, entidades sociais, e demais representantes da equipe de governo.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

21/09/2021- TER

09:40- 10:15 Blitz Educativa com foco no Ciclista- semáforo no Centro de Casimiro 10:20- 11:00- Blitz educativa- Professor Souza.

14:00- 15:20 Blitz Educativa- Rio Dourado.

22/09/2021- QUA

09:40-11:20: Autuação educativa com foco em infrações de Estacionamento, através de ronda ostensiva – Barra de São João.

14:00- 15:20 Blitz Educativa- Bairro São João.

24/09/2021- SEX

– 10:30- 11:20 Simulação de resgate em via púbica, seguido de mini workshop de procedimentos básicos de emergência em caso de sinistro de trânsito.

Local: enfrente a Igreja Nossa Senhora da Saúde.

– 15:20- 16:10 Encerramento da Semana Nacional do Trânsito- Simulação de resgate em via pública, seguido de mini workshop de procedimentos básicos de emergência em caso de sinistro de trânsito.

Local: Entre o Itaú e Princesa