Prefeito se reúne com secretário de Estado de Transporte em Casimiro de Abreu

Transporte público, convênio com o Detro, Terminal Rodoviário, transporte ferroviário e vale social foram alguns dos temas abordados pelo prefeito Ramon Gidalte com o secretário de Estado de Transporte, Delmo Pinho, na manhã de quarta-feira (17), no gabinete da Prefeitura de Casimiro de Abreu.

“Nosso objetivo é saber como podemos ajudar Casimiro de Abreu nas questões do transporte público intermunicipal. Queremos uma aproximação do Governo do Estado com os municípios do interior”, disse Delmo Pinho, logo no início do encontro.

O prefeito Ramon Gidalte recebeu em mãos a minuta de um convênio para ser assinado para a implantação do Vale Social para pessoas com deficiência e pacientes crônicos. O Vale Social, benefício na forma de gratuidade no transporte público coletivo, os deficientes (Físico, Auditivo, Visual ou Mental) ou Doentes Crônicos que estejam em tratamento médico ou medicamentoso, em Unidade Pública de Saúde ou conveniada ao SUS, cuja interrupção possa acarretar risco de morte.

O presidente da Associação Casimirense de Pessoas Portadoras de Deficiência, Delmiro Pereira, presente na reunião, festejou a boa notícia. O Riocard Sênior para todos os idosos do município também foi garantido.

Por meio de ofício, a Prefeitura manifestou o interesse na celebração de convênio com o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro) para fiscalização do transporte público intermunicipal no município.

Já o Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu também foi pauta da reunião. O prefeito Ramon Gidalte solicitou que seja renovado o Termo de Permissão de Uso firmado entre a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (Coderte), sendo reformulado a estrutura do mesmo, quanto à condições de funcionamento do equipamento público e quanto ao atendimento aos lojistas, com a municipalidade assumindo o compromisso quanto às obras de reforma necessárias para o funcionamento do Terminal Rodoviário.

“Queremos assumir a administração do Terminal Rodoviário, pois ali é ponto de chegada de muitos visitantes na cidade. Merece um tratamento especial. Daqui saem e chegam linhas intermunicipais e interestaduais,  levando muitas pessoas pela rodoviária. Hoje o local se encontra abandonado e sujo. Queremos revitalizar a porta de entrada da cidade”, disse o prefeito.

Participaram da reunião João Paulo Leal, diretor geral do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (CONLESTE); Marquinho da Vaca Mecânica, presidente da Câmara Municipal de Casimiro de Abreu; Vespasiano Luz, secretário de Turismo e Eventos.