Prefeito recebe a visita de reitor do Instituto Federal Fluminense

Em busca de troca de conhecimentos e projetos de extensão, o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte, recebeu a visita do reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, na tarde desta quarta-feira (29), em seu gabinete. Na ocasião, o professor Fernando Ferrara, diretor de Relações Institucionais do IFF, também marcou presença no encontro.

O reitor do IFF destacou a importância do trabalho conjunto com o poder público municipal. Foram tratados na reunião a possibilidade de ofertar cursos técnico e profissionalizantes e implementação de projetos desenvolvidos em parceria com a prefeitura.

“O nosso grande sonho é poder no futuro inaugurar o campus Casimiro de Abreu do IF Fluminense. Antes disso temos outras possibilidades. Cursos de formação continuada e totalmente gratuito. Além disso, temos cursos à distância também”, destacou Jefferson Azevedo.

Com a futura instalação da Zona Especial de Negócios (ZEN), às margens da Rodovia BR-101, Ramon Gidalte sonha em poder oferecer um terreno para o IF Fluminense no local.

“Trata-se de um passo significativo para o desenvolvimento do Município. Casimiro tem um potencial de desenvolvimento muito grande. Vamos gerar emprego, renda, atrair indústrias para o nosso Município. Ter um campus do IFF em Casimiro de Abreu é um objetivo a ser conquistado”, destacou o prefeito.

O prefeito fez questão de mencionar o trabalho que a Prefeitura desenvolve com os jovens da cidade com os Programas Bolsa Estágio e Auxílio.

“Estou muito lisonjeado em recebê-lo em Casimiro de Abreu. Investir em educação nunca é demais e os jovens casimirenses tem aqui uma grande oportunidade de prosseguir nos estudos e ingressar no mercado de trabalho. São 450 jovens e adolescentes em todo o município que participam do Programa Bolsa Auxílio, que recebem bolsa de 33% do salário mínimo, cerca de R$ 400; e 150 jovens no Bolsa Estágio, com bolsa mensal de 50% do salário mínimo, o que dá aproximadamente R$ 600”.

Nas próximas semanas o prefeito irá visitar o campus de Cabo Frio e conhecer de perto o curso de formação de área continuada em gastronomia. “A ideia é trazer este curso para o município, pois temos uma vocação forte e nossa culinária”, comentou Ramon Gidalte.