Prefeito Paulo Dames decreta Situação de Emergência com novos casos suspeitos de coronavírus no município

O Prefeito Paulo Dames decretou Situação de Emergência na tarde desta quinta-feira, dia 19, no município de Casimiro de Abreu, muito preocupado com o surgimento de novos pacientes com suspeita de coronavírus. Entre as principais medidas para proteger a população do contágio e combater a propagação do vírus estão restrições de horário de funcionamento do comércio, o fechamento de academias e a proibição de frequentar praças, praia e rio. As novas medidas começam a valer hoje, dia 19, pelo período de 15 dias.

De acordo com o Decreto N.1778/2020 em, 19 de Março de 2020, bares, restaurantes e lanchonetes terão período de funcionamento reduzido pela metade. Passa a ser proibido o uso de calçadas e espaços similares por bares, restaurantes, lanchonetes para colocação de mesas e cadeiras que possam propiciar a aglomeração de pessoas. Já as lojas do comércio varejista funcionarão em horários alternados. Estas restrições não se aplicam a supermercados, farmácias, serviços de saúde, como: hospital, clínica, laboratório.

As academias e centros de ginástica precisarão ser fechados para evitar aglomeração de pessoas.

Para evitar aglomerações que propiciam propagação rápida do novo coronavírus, o decreto também proíbe moradores e turistas a frequentarem praia, rio, cachoeira e praças públicas.

O funcionamento de igrejas e espaços destinados aos cultos religiosos em geral também não será permitido.

Para garantir que as medidas sejam cumpridas, a Guarda Municipal e Defesa Civil percorrerão todos os distritos alertando a população e turistas.

Hoje, 06/03, há 6 casos suspeitos de coronavírus no município. Não há caso confirmado até o momento. A orientação é todos fiquem casa; saiam apenas de for extremamente necessário. Medidas como estas são muito importantes para evitar que a doença se espalhe rapidamente comprometendo os serviços de saúde, como ocorreu em outros países.