• Home
  • Destaque
  • Prefeito Paulo Dames anuncia flexibilização das atividades econômicas

Prefeito Paulo Dames anuncia flexibilização das atividades econômicas

????FLEXIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS COMEÇA NESTA SEGUNDA, DIA 15

A flexibilização do comércio do município de Casimiro de Abreu começa nesta segunda-feira, dia 15, com uma série de medidas restritivas e reforço na fiscalização para garantir o controle do avanço do coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Dames e pelo Secretário de Saúde, Ibson Júnior, nesta sexta, dia 12.

Preocupado não apenas com a saúde da população, mas também com a economia do município, o prefeito Paulo Dames ressaltou que a retomada do comércio será gradual e garantiu que todas as medidas serão tomadas com muita cautela.

“Vamos liberar a retomada do comércio aos poucos. Nossa capacidade hospitalar e a taxa de ocupação irão nortear o ritmo de retomada das atividades, com base no avanço da pandemia. Vamos avaliar a situação criteriosamente. Desta primeira fase de flexibilização para a segunda, faremos um intervalo de 14 dias, conforme orientações do Ministério da Saúde no Boletim 11. Essa também foi uma observação do judiciário. Se os resultados forem bons neste período, a flexibilização poderá avançar para a próximo setor. Caso contrário, consideraremos a possibilidade de recuar. A previsão é que o intervalo entre os demais setores seja de 7 dias, sempre com avaliação positiva da fase anterior. Para ajudar nesse trabalho, vamos intensificar a fiscalização com toda nossa equipe da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Fazenda e Secretaria de Saúde”, explicou o prefeito Paulo Dames.

✅INFRAESTRUTURA PARA ATENDIMENTO AOS PACIENTES

Investimentos na saúde foram de suma importância para permitir a flexibilização neste momento. A Prefeitura adquiriu novos equipamentos e implantou um Centro de Triagem Covid-19 funcionando 24h numa ala especial do Hospital Municipal Ângela Maria Simões Menezes, com capacidade instalada de 5 leitos semi-intensivos exclusivos para pacientes que precisarem de internação, além de 5 leitos clínicos. Uma equipe de profissionais de saúde foi contratada exclusivamente para atender as demandas de covid.

Considerando a distância entre o Distrito de Barra de São João e o Centro de Triagem Covid-19, instalado na sede do município, a Prefeitura vai implantar também um Centro de Triagem Covid-19 em Barra de São João, com leitos clínicos e atendimento 24h, na Unidade de Saúde do bairro Vila Campo Alegre. Nesta unidade, o paciente receberá o primeiro atendimento e, se necessário, será medicado e ficará em observação no leito clínico por até 6h; havendo a necessidade de internação por maior período, este será transferido para o Centro de Triagem da sede do município, com o apoio da Unidade de Resgate 24h, que conta um uma UTI móvel.

✅TESTAGEM RÁPIDA
Um ponto que cabe ser destacado é que o serviço de saúde municipal vem realizando a testagem rápida dos pacientes que se enquadram dentro do protocolo. O governo municipal adquiriu 700 testes rápidos IgG/IgM, que permitem saber em que fase da doença o paciente está. Estes exames também serão disponibilizados para as Unidades de Atenção Básica, o que permitirão a ampliação significativa no diagnóstico da doença.

Além dos testes que o governo municipal adquiriu, a Secretaria de Saúde utiliza também testes rápidos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, além do SWAB para realização de RT-PCR, considerado o método de diagnóstico padrão ouro.

✅ATUALIZAÇÃO DO BOLETIM DIÁRIO
Das 258 pessoas testadas positivo até o momento, 213 já estão recuperadas. Atualmente, há 6 pessoas internadas em tratamento.

Todo esse serviço de testagem é acompanhado diariamente pela Divisão de Vigilância Epidemiológica municipal.

O Secretário de Saúde, Ibson Júnior, detalhou como será a flexibilização.

“As fases de retorno serão baseadas nas atividades que dependem do atendimento ao público para manter seus funcionários e seus faturamentos. Cada comerciante deverá se responsabilizar por seguir regras de ocupação máxima e restrição de horários. As fases serão indicadas pelas bandeiras nas cores vermelha, amarela e verde. Estamos começando avançando da bandeira vermelha, que é situação atual, para amarela. A liberação será divida em setores, de acordo com a avaliação da nossa equipe de epidemiologia. Importante destacar que todos os estabelecimentos deverão seguir regras para prevenção, que divulgaremos nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura”, frisou o secretário.

Veja:
????INICIANDO A BANDEIRA AMARELA:
Serão adicionadas à fase da bandeira amarela os estabelecimentos descritos no Decreto Municipal 1841/2020.

➡️Primeira etapa:
SETOR 1 – Horário das 9h às 17h
Lojas de equipamentos e peças para manutenção e reparos em geral, compreendendo lojas de celulares e congêneres;
Papelarias;
Escritório de advocacia, contabilidade, imobiliário e congênere;
Serviços de saúde em geral;
Óticas;
Condomínio industrial;
Lojas de aviamentos e tecidos;
Lojas de roupas e calçados;
Lojas de departamentos;
Salão de beleza, barbearia e serviços de estética.

*???? A liberação da próxima fase se dará a partir do 14º dia de liberação da anterior, após avaliação positiva epidemiológica do período.*

➡️Segunda etapa: Após avaliação positiva da primeira etapa. Previsão de início dia 29/06.
SETOR 2 – Horário das 9h às 17h
Lojas de perfumaria e produtos de beleza;
Lojas de produtos de confecção e de roupa de cama, mesa e banho;
Gráficas;
Depósitos de bebidas em geral e bares;
Agências de veículos em geral.

*????A liberação das próximas fases se dará com intervalo de 7 dias, após avaliação positiva epidemiológica do período anterior.*

➡️Terceira etapa: Após avaliação positiva da segunda etapa
SETOR 3 – Horário das 6h às 20h
Academias e estúdios de ginástica, danças, atividades terapêuticas e prática de artes marciais;
Box de CrossFit;
Centros de natação.

????AMBIENTE SOCIAL – BANDEIRA AMARELA

-Indivíduos vulneráveis devem permanecer isolados em casa;
Indivíduos em geral deve evitar deixar suas casas fazendo apenas quando necessário;
-Aglomerações maiores do que 10 pessoas devem ser desfeitas;
-Locais públicos de lazer e equipamentos turísticos não devem ser utilizados;
-Uso obrigatório de máscaras em ambientes públicos;
-Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%;
-Viagens não essenciais devem ser evitadas;
-Visitas a instituições para idosos em hospitais ficam suspensas.

⛪PLANO DE FLEXIBILIZAÇÃO PARA IGREJAS

A Comissão de Enfrentando da Covid-19 vai se reunir nesta semana com líderes religiosos para elaborar um plano de flexibilização para liberação de reuniões religiosas, como missas e cultos.


 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso