Prefeito participa de lançamento do projeto “Maria da Penha Debuteen”

O prefeito Ramon Gildate participou, na tarde de ontem (31), do lançamento do projeto “Maria da Penha Debuteen”. Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, o projeto fará parte do Programa do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e tem como principal objetivo orientar adolescentes sobre os mais variados tipos de violência doméstica.

O projeto será desenvolvido em duas fases. Na primeira, as adolescentes passarão por um ciclo de capacitação, que inclui aulas de defesa pessoal, palestras sobre a saúde da mulher e oficina sobre construção de currículo. Já na parte prática, as participantes terão um “Dia de Beleza”, no Eco Resort Torre Imperial, onde poderão celebrar o tradicional “Baile de Debutante”.

“As meninas receberão capacitações de equipes multidisciplinares do CREAS e da Saúde. A violência nas relações interpessoais é hoje um dos motivos que levam um grande número de pessoas a buscar ajuda tanto em serviços de assistência social, quanto em instituições jurídicas e policiais. Por isso, a intenção desse projeto é, também, capacitar um integrante familiar para que conheça a rede de proteção municipal para a mulher e contribuir para o empoderamento de possíveis vítimas”, explicou a coordenadora do Acessuas Trabalho, Elizângela Barros.

A secretária de Assistência Social, Karen Louzada, ressaltou a importância do projeto e lembrou com a Lei Maria da Penha acaba de completar 15 anos. “O crescimento dos casos violência doméstica, principalmente durante a pandemia, nos coloca diante da responsabilidade de buscarmos caminhos para entender e lidar com esses processos. A Lei Maria da Penha, que completa 15 anos, é uma ferramenta de extrema importância para as mulheres em situação de violência, pois salva vidas, pune os agressores e fortalece a autonomia das mulheres”, disse Karen.

O prefeito Ramon Gidalte elogiou a iniciativa e pediu que as participantes sejam multiplicadoras. “Sabemos o quão danoso é essa questão da violência doméstica na vida das famílias. É importante que essas meninas possam identificar o ciclo de violência logo no início. A violência doméstica é uma questão que atinge todas as classes sociais, por isso precisamos ficar atentos. Esse projeto é mais uma forma de ampliarmos a rede municipal de proteção a mulher, que já conta com outras importantes iniciativas”, afirmou o prefeito.

O lançamento contou ainda com a presença de agentes da Patrulha Maria da Penha do 32º Batalhão de Polícia Militar, do comandante da 4ª Cia, Capitão Edilson, e dos vereadores Marcelo Motta, Wellington Santos e Leo da Bomba.