Prefeito participa de lançamento do Pacto RJ Social no Palácio Guanabara

O prefeito Ramon Gidalte e a secretária de Assistência Social, Karen Louzada, estiveram na manhã desta segunda-feira (30), no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, para o lançamento do Programa Pacto RJ Social. O governador Cláudio Castro e o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Matheus Quintal, estiveram presentes na solenidade.

O governador Cláudio Castro antecipou, de forma inédita, o cofinanciamento das políticas de assistência social entre governo e municípios. De uma única vez, foram repassados R$ 16 milhões do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) aos Fundos Municipais de Assistência Social (FMAS), totalizando R$ 32 milhões em todo o ano de 2021.

Na ocasião, Castro também anunciou que o Estado vai garantir o pagamento dos valores inscritos em restos a pagar relativos aos últimos cinco anos de exercícios dos municípios. O pagamento será feito a todos os municípios que apresentarem um plano de ação para a aplicação dos recursos.

“Nosso sonho era que a política de Assistência Social voltasse a ser prioritária, e estamos conseguindo colocar em prática. Isso vem ao encontro do que eu sempre defendi, e agora tenho a oportunidade de fazer acontecer. Vamos batalhar duro para atender os mais vulneráveis, agora fazemos uma política transversal, com parcerias”, afirmou o governador.

Karen Louzada falou sobre a importância do cofinanciamento para alavancar as ações sociais.

“A assinatura deste Pacto Social vai efetivar os projetos do Governo do Estado para dentro do município. Vamos poder desenvolver muitas ações em parceria possibilitando investir mais na assistência social”, disse.