Prefeito assina termo de adesão ao Programa Mães do Brasil

Durante a viagem que fez a Brasília na semana passada, o prefeito Ramon Gidalte assinou o termo de adesão ao Programa Mães do Brasil. O Programa pretende estimular a integração de políticas públicas e fomentar ações para a promoção dos direitos relativos à gestação e à maternidade, de modo a garantir os direitos da criança nascida e por nascer, o nascimento seguro e o desenvolvimento saudável, bem como o de fomentar a inserção e a reinserção das mulheres mães no mercado de trabalho, a conciliação trabalho-família e a equidade e corresponsabilidade no lar.

De forma a concretizar os objetivos, o Programa Mães do Brasil adotará como linha de ação a oferta de apoio relacional à gestante e à mãe por meio do acompanhamento de redes voluntárias e da promoção do fortalecimento dos vínculos familiares, do cuidado e do exercício dos direitos da mulher e dos filhos e a oferta de qualificação profissional para as mulheres, a fim de aumentar a capacidade de empreendedorismo e de empregabilidade, com vistas a sua inserção e reinserção no mercado trabalho, entre outras.

A secretária de Assistência Social, Karen Louzada, que acompanhou o prefeito durante a assinatura, explica que o programa é destinado à proteção integral da dignidade das mulheres, a fim de ampará-las no exercício da maternidade, desde a concepção até o cuidado com os filhos. “Infelizmente, ainda existem casos de mulheres que não recebem um tratamento digno que corresponda ao momento singular que é a maternidade”, disse Karen.