Prédio da antiga Sinttel pode abrigar Guarda Municipal e Polo Educacional

O prefeito Ramon Gidalte visitou, na manhã do último sábado (29), as dependências da antiga Pousada e Colônia de Férias Sinttel para avaliar a possibilidade do local abrigar um polo educacional e a sede da Guarda Municipal, em Barra de São João. Ramon estava acompanhado da subsecretária municipal de Educação, Rogéria Borges, e ficou bastante entusiasmado com o as instalações da antiga pousada.

No local, além da sede da Guarda Municipal, que atualmente está instalada num imóvel na Rua Sebastião Duarte Monteiro, seria implantado o Programa de Correção de Fluxo da Secretaria Municipal de Educação, que tem como finalidade acelerar o processo de aprendizagem dos alunos que estão estudando fora da sua faixa etária. Em Barra de São João, o Polo atenderá cerca de 300 alunos com distorção de idade e série de pelo menos dois anos.

“A partir dessa ação, a Secretaria de Educação vai criar estratégias e metodologias que permitam a recuperação da distorção idade/ano de nossos alunos, que independente do difícil momento vivido pela pandemia, já identificamos alunos com distorção de 1 a 5 anos. Grande atraso esse que desmotiva e prejudica o desenvolvimento e empenho dos alunos na rotina escolar. Além disso queremos oferecer melhores condições de trabalho para os nossos agentes da Guarda Municipal. O atual imóvel precisa de uma grande reforma estrutural. Estamos analisando toda essa situação com o nosso departamento jurídico”, disse o prefeito.

De acordo com a subsecretária de Educação, a iniciativa busca também fortalecer a autoestima desses alunos, permitindo-lhes desenvolver habilidades básicas de leitura e de raciocínio matemático que lhes garantam a continuidade de estudos e possibilitar o domínio de conteúdos essenciais à progressão em sua escolarização.