Pré-registros de ocorrências poderão ser realizados em Barra de São João

Uma grande conquista! A partir de agora, os moradores de Barra de São João poderão realizar o pré-registro das ocorrência policiais no Centro Administrativo Celio Sarzedas, em Barra de São João.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, durante as comemorações pelos 162 anos de emancipação político-administrativa de Casimiro de Abreu.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, fechou uma parceria com a 121ª Delegacia de Polícia de Casimiro de Abreu, na qual dois funcionários receberam o treinamento com os policiais civis sobre como deve ser o correto preenchimento do pré-registro, no portal Delegacia Online, no endereço
dedic.pcivil.rj.gov.br.

Um computador estará à disposição para o pré-registro e quem desejar pode contar com o auxílio dos funcionários. O serviço estará disponível dentro de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda o procedimento é simples mas não é realizado pelos moradores quando são vítimas de algum crime. “O pré-registro de ocorrências pode ser realizado a qualquer momento pela internet mas muitas pessoas não sabem como fazer ou não têm acesso à internet. E se dirigir pessoalmente à Delegacia em Casimiro é dispendioso e, por isso, muitas pessoas acabam não registrando a ocorrência”, destacou o secretário, Alberto Massad.

O serviço vai beneficiar muitas pessoas em Barra de São João. Além de aproximar a população da polícia civil, vai ajudar a Instituição a ter um mapa da criminalidade no distrito.

“Hoje as estatísticas são baixas pois não temos registros das ocorrências, é como se não existisse criminalidade em Barra de São João, e sabemos que isso não é verdade. Essa parceria vai nos ajudar a traçar a realidade das estatísticas, aumentar o policiamento e direcionar melhor as ações na polícia civil no distrito”, destacou o inspetor chefe do setor de Inteligência da 121ª Delegacia de Polícia de Casimiro de Abreu, Adriano Moreira.

De acordo com o inspetor, uma facilidade do portal é a Denúncia de Bairro, no qual o morador pode fazer denúncia, de forma sigilosa, de diversos crimes indicando o bairro.

Em caso de crimes como, violência doméstica, violência contra criança ou adolescente e outros delitos graves, que necessitem de exame de corpo de delito ou médico, os funcionários irão acionar a Guarda Municipal, o Conselho Tutelar e até mesmo a Polícia Militar para que a parte seja conduzida à Delegacia e possa realizar o Registro da Ocorrência pessoalmente.