Práticas Integrativas trazem melhorias na vida de pacientes em Barra de São João

Equilibrar corpo, mente e as emoções. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) buscam exatamente isso. Integração aos tratamentos convencionais e resultados mais positivos para os pacientes. Em Barra de São João, a equipe do Espaço Mente Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde, vem estimulando e difundindo as terapias alternativas que são oferecidas pelo SUS na rede do município, como o reiki, alinhamento energético, constelação familiar, massagem bioenergética, meditação e a terapia do cone hindu.

O terapeuta Nilton Sinésio ressalta que as PICS priorizam a qualidade de vida e atuam na prevenção, manutenção e promoção da saúde. “As PICS são terapias integradas e complementares aos tratamentos tradicionais que dão resultados surpreendentes. Elas promovem uma nova cultura de cuidado, despertando o protagonismo do paciente no processo de cura”, falou.

É o que vem acontecendo com Vanessa Gomes, que há cerca de cinco meses pratica o reiki. A terapia já trouxe vários benefícios no seu dia a dia e vem reduzindo sua ansiedade, depressão e a insônia. “No começo eu era resistente a prática dessas terapias. Mas decidi me dar essa chance. Vi que mudar é bom e muito prazeroso, e o Reiki me proporcionou essa maravilhosa experiência”, ressaltou Vanessa.

Além de ter de volta o ânimo de viver, Vanessa desenvolveu novas habilidades. “A gente vai se conhecendo e descobrindo nosso potencial. Voltei a fazer caminhadas, pegar sol, ter mais paciência comigo mesma e também a desenhar!”, falou.
As crises de ansiedade e dores de cabeça de Denise Pereira também melhoram depois que ela começou a praticar o reiki e a massagem bioenergética, assim como sua autoestima e a relação com a família e amigos.

“As terapias trabalham a energia que tem dentro de nós. As vezes é preciso respirar e dar um mergulho dentro de nós para tirar tudo o que nos faz mal. Hoje eu tenho disposição para fazer as atividades que fazem bem para o meu corpo”, falou.

De acordo com a responsável técnica pelo Espaço Mente Saudável, Diani Martins, a proposta é divulgar e ampliar as práticas oferecidas na rede. “Iniciamos um trabalho em Barra de São João para difundir o conhecimento sobre as PICS entre os profissionais de saúde, e o objetivo é levar esse trabalho para todo o município”, falou Diani.