Práticas Integrativas trazem melhorias na vida de pacientes em Barra de São João

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Equilibrar corpo, mente e as emoções. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) buscam exatamente isso. Integração aos tratamentos convencionais e resultados mais positivos para os pacientes. Em Barra de São João, a equipe do Espaço Mente Saudável, da Secretaria Municipal de Saúde, vem estimulando e difundindo as terapias alternativas que são oferecidas pelo SUS na rede do município, como o reiki, alinhamento energético, constelação familiar, massagem bioenergética, meditação e a terapia do cone hindu.


O terapeuta Nilton Sinésio ressalta que as PICS priorizam a qualidade de vida e atuam na prevenção, manutenção e promoção da saúde. “As PICS são terapias integradas e complementares aos tratamentos tradicionais que dão resultados surpreendentes. Elas promovem uma nova cultura de cuidado, despertando o protagonismo do paciente no processo de cura”, falou.

É o que vem acontecendo com Vanessa Gomes, que há cerca de cinco meses pratica o reiki. A terapia já trouxe vários benefícios no seu dia a dia e vem reduzindo sua ansiedade, depressão e a insônia. “No começo eu era resistente a prática dessas terapias. Mas decidi me dar essa chance. Vi que mudar é bom e muito prazeroso, e o Reiki me proporcionou essa maravilhosa experiência”, ressaltou Vanessa.

Além de ter de volta o ânimo de viver, Vanessa desenvolveu novas habilidades. “A gente vai se conhecendo e descobrindo nosso potencial. Voltei a fazer caminhadas, pegar sol, ter mais paciência comigo mesma e também a desenhar!”, falou.
As crises de ansiedade e dores de cabeça de Denise Pereira também melhoram depois que ela começou a praticar o reiki e a massagem bioenergética, assim como sua autoestima e a relação com a família e amigos.

“As terapias trabalham a energia que tem dentro de nós. As vezes é preciso respirar e dar um mergulho dentro de nós para tirar tudo o que nos faz mal. Hoje eu tenho disposição para fazer as atividades que fazem bem para o meu corpo”, falou.


De acordo com a responsável técnica pelo Espaço Mente Saudável, Diani Martins, a proposta é divulgar e ampliar as práticas oferecidas na rede. “Iniciamos um trabalho em Barra de São João para difundir o conhecimento sobre as PICS entre os profissionais de saúde, e o objetivo é levar esse trabalho para todo o município”, falou Diani.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found