Pela saúde do Homem

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print
 Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) chamam a atenção: um em cada cinco casos de câncer em homem é de próstata, o que torna a doença a segunda causa de morte na população masculina. Somente em 2019, estima-se que 68 mil casos da doença surgiram no Brasil.
 Os números do Inca não passaram despercebidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu, que nesta sexta-feira, dia 12, disponibiliza na Praça Feliciano Sodré, no Centro, a Unidade Móvel de Saúde para a realização de ultrassonografias de próstata e vias urinárias em pacientes masculinos, desde que recomendados por um médico especialista, o urologista. Também na sexta, estão agendadas mamografias para mulheres.
“O rastreio do câncer de próstata consiste na realização anual dos exames de toque retal e dosagem de PSA. Em casos de alteração, há a indicação de uma investigação mais aprofundada, e aí entra a ultrassonografia de próstata, que possibilita uma melhor visualização, sendo de suma importância avaliação do profissional especialista, Urologista”, explicou Alex Peixoto, enfermeiro e coordenador de ESFs em Casimiro.
 No mês do Novembro Azul – campanha nacional dedicada à saúde do homem – a Secretaria de Saúde vem promovendo uma série de ações com objetivo de trazer o público masculino às unidades básicas de saúde e também à Unidade Móvel de Saúde.
“Estamos disponibilizando atendimento médico e de enfermagem em todos os postos de saúde com horário estendido até as 19h. Nosso objetivo é abraçarmos esses homens, muitas vezes provedores de família. Também realizamos testes rápidos, vacinas, atendimento médico, orientação na sala de espera nos postos”, finalizou o secretário de Saúde, Ronaldo Steele.
Somente para esta sexta-feira foram agendadas 21 Ultrassonografias de próstata. A exemplo do que ocorreu no Outubro Rosa , a Unidade Móvel de Saúde percorrerá os demais distritos de Casimiro de Abreu em atendimento à Campanha Novembro Azul.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found