Parceria com a Pesagro vai beneficiar produtores rurais de Casimiro de Abreu

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Casimiro de Abreu se reuniu nesta semana com a Pesagro-Rio para firmar o Termo de Cooperação Técnica, que vai auxiliar no desenvolvimento da agricultura no município, trazendo conhecimento para o produtor rural, tecnologia, novas culturas, entre outros benefícios.

Um dos projetos que serão viabilizados com esta parceria é a ampliação da aquisição de produtos agrícolas na merenda escolar, o que garante mais renda para as famílias do campo, e também o acompanhamento e incremento de alimentos na Feirinha do Produtor Rural. A proposta é ampliar a diversidade dos produtos oferecidos na feira, auxiliando o agricultor desde o plantio até a oferta ao consumidor.

Outro projeto a ser viabilizado é o incentivo à produção de banana. “O município já foi referência na produção da fruta, sendo que essa cultura foi se perdendo ao longo dos anos. Precisamos resgatar essa tradição e fomentar o cultivo da banana na Serra”, ressaltou o secretário de Agricultura, Douglas Macedo.

O Sítio Agrícola terá um papel fundamental para a troca de experiências e informações entre a equipe técnica da Secretaria de Agricultura e os produtores rurais. “Cursos de capacitação, visitas técnicas, ampliação das áreas de experimento, incentivo à produção de mudas frutíferas, além de fortalecer o projeto de grãos, que já é desenvolvido no Sítio Agrícola, onde temos uma área de experimento de algumas variedades de feijão e milho, aproveitando a excelente aptidão que o município tem para essas culturas”, falou, Douglas.

Além do projeto Feijão e o banco de sementes, o Sítio Agrícola conta com uma horta orgânica, pomares de frutas, os tanques e o laboratório de piscicultura, a estufa e um viveiro, onde estão sendo cultivadas mudas de frutíferas, leguminosos e hortaliças.

A reunião aconteceu no Sítio Agrícola e contou com a participação do chefe do CEPRUS (Pesagro-Rio), Jorge Rodrigo Pontes de Souza; dos pesquisadores Francisco Maldonado e Alcilio Vieira; do secretário municipal de Agricultura, Douglas Macedo; biólogo Maurício Porto; e os Técnicos em Agropecuária, Ciro Marques e Osvaldo Sebastião Filho.