Palestra sobre Base Nacional Comum Curricular dá continuidade à Jornada Pedagógica

Dando continuidade a Jornada Pedagógica, a Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta quinta-feira (3) mais uma ação de formação com diretores, professores orientadores e professores regentes da rede municipal de ensino. O tema abordado, desta vez, foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A palestra, realizada no Ciep Municipalizado José Bicudo Jardim, foi ministrada pela doutora em Educação, Eliane Aguiar. A educadora abordou aspectos sobre a priorização curricular e habilidades. Na parte da tarde, foi a vez dos profissionais que atuam em Barra de São João participarem da formação. “O principal objetivo da BNCC é promover a igualdade da grade curricular brasileira, garantindo aos alunos acesso ao mesmo conteúdo em toda e qualquer escola do país, por meio da definição das aprendizagens essenciais em todas as etapas da educação”, explicou a secretária municipal de Educação, Gracenir Oliveira.

A formação contou ainda com a parceria do Instituto João e Maria Backheuser, que desenvolve junto a SEMED um projeto de fortalecimento do processo de alfabetização na rede municipal de ensino. A diretora do Instituto, Anna Backheuser, participou do evento e conversou com os profissionais da educação do município.

Em seguida, foi a vez da doutoranda em Psicologia da Educação e mestre em Educação, Silvana Tamassia, ministrar uma palestra sobre planejamento. Com vasta experiência na área educacional, tendo atuado como professora e coordenadora pedagógica em escolas públicas e privadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, Silvana falou também sobre como manter o aluno no centro do processo de aprendizagem por meio de uma metodologia mais atraente.

Gracenir destacou a importância da Formação Continuada para os professores na construção de propostas que consolidem o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes do munícipio. “A gente entende que é uma forma de assegurar a atuação desses profissionais, tornando-os ainda mais preparados dentro das salas de aula, garantindo, assim, uma educação de qualidade para seus estudantes e, consequentemente, para a comunidade na qual a escola está inserida”, disse a secretária.