Palestra orienta os garis sobre os riscos do trabalho ao sol e a importância do protetor solar

Casimiro de Abreu, calor de quase 40º. Do carro com ar condicionado, ou mesmo a pé, poucos notam o batalhão que silenciosamente, de vassoura em punho e cobertos com uma roupa grossa até as mãos, varre o lixo deixado para trás do dia anterior.

Essa exposição, sujeita a maior parte desses trabalhadores a doenças de pele, sendo o câncer a mais grave delas.
Por conta disso, o Núcleo Municipal de Educação em Saúde promoveu palestra para cerca de 100 profissionais de limpeza urbana.

No encontro, realizado às 7h da quarta-feira 3, no Bairro Santa Ely, foi explicado para esses trabalhadores a importância do protetor solar, que foi distribuído a eles,  e maneiras de prevenção à exposição solar.

Nas “Regras do ABCD”, fotografias foram usadas para explicar a evolução de uma pequena mancha até a sua transformação em câncer de pele.

“Mostramos para eles regras básicas para identificar manchas na pele, como evitar a exposição solar de 10 as 16h, o uso de óculos escuros com filtros, chapéu, e principalmente a aplicação do protetor solar”, informou a coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Lia Márcia Carvalho.

Na profissão há 8 anos, Uelia Bento Santana, 39 anos, lembrou a necessidade de palestras assim para os profissionais de limpeza. “Foi um evento muito bom. É muito importante, pra nós, o uso do protetor solar”, concluiu.

Presente ao encontro, o subsecretário municipal de Saúde, Kaique Sarzedas, disse que eventos semelhantes serão feitos com outros trabalhadores. “Nessa quinta, será a vez dos Guardas Municipais”, encerrou