• Assistência Social

Novos servidores da Assistência Social concluem capacitação para agilizar atendimentos do Cadastro Único

A Secretaria Municipal Assistência Social encerrou, na última sexta-feira (11), o curso de capacitação dos novos servidores que vão atuar no preenchimento de formulários do Cadastro Único. A capacitação teve carga horária de 40 horas e contou com encontros presenciais de aulas teóricas e práticas, ministradas por servidores da Prefeitura de Silva Jardim, devidamente habilitados pela Caixa Econômica Federal.

A secretária de Assistência Social, Karen Louzada, ressaltou a importância da capacitação como mais uma alavanca para melhorar o atendimento prestado pela secretaria às pessoas que mais precisam. “O cadastro único requer muita atenção e responsabilidade, e o curso garantirá um serviço de excelência. Temos que atender aos usuários da assistência social com uma maior eficiência, por isso investimos no aperfeiçoamento de nossos profissionais”, afirmou Karen.

O principal ponto abordado no curso foi com relação ao preenchimento do formulário de cadastro no CadÚnico, a equipe foi orientada quanto a importância e significado de cada campo a ser preenchido. O encerramento com entrega da certificação aconteceu no auditório do CRAS.  “Com toda a certeza quem ganha é a população, estamos melhorando a qualidade do serviço oferecido, buscando capacitar nossa equipe, para que o trabalho seja realizado com rapidez e eficiência. Continuaremos em busca de melhorias e ampliando os serviços oferecidos” disse a secretária.

Os novos servidores já estão atuando nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de todo o município. O atendimento do CadÚnico acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h. O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. ​Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal,​​ como o Auxílio Brasil e Tarifa Social de Energia Elétrica utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias a serem beneficiadas.