Novembro Azul: palestra conscientiza trabalhadores de limpeza urbana sobre a prevenção do câncer de próstata

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

Uma linguagem direta, franca e esclarecedora. Foi assim que o Novembro Azul – campanha dedicada à saúde do homem – chegou para cerca de  50 trabalhadores de limpeza urbana em Barra de São João, na manhã desta quarta-feira, dia 17.  A palestra dada pela psicóloga Jonamara Magalhães, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) ocorreu na sede da empresa Ecomix, no Bairro Vila Nova, e  objetivou conscientizar os trabalhadores, sobretudo aqueles com mais de 40 anos, a buscarem tratamento médico preventivo contra o câncer de próstata. “O homem como provedor da família se esquece muitas vezes de cuidar da própria saúde”, disse Unamara em meio a um público silencioso e atento. 

Em pouco mais de uma hora, a psicóloga alertou que  fatores de risco como o fumo, a bebida, a falta de atividades físicas, histórico de familiares, entre outros,   estão associados à doença. “Por isso é importante  olhar para si mesmo e ter um momento voltado para a saúde”, observou a psicóloga. O câncer de próstata, se diagnosticado rapidamente, tem 90% de chance de ser curado. Por isso,  a busca por exames preventivos como o PSA – utilizado principalmente no rastreio da doença em homens que não apresentam sintomas – e o toque retal( que analisa possíveis alterações  na próstata que podem indicar o câncer).

 

“ A importância de uma palestra como essa é muito bom para a gente. Eu mesmo já fiz o exame de PSA e deu normal. Tenho um parente com esta doença.  Vou ficar mais atento daqui por diante”, revelou Carlos Augusto Eduardo Franca, 61 anos, trabalhador da limpeza urbana de Barra.

 

A ação promovida pelo Nasf foi em conjunto com o Núcleo de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. 

 

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found