Nova alíquota previdenciária para servidores municipais será votada nesta terça, dia 23

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
Share on print

A nova alíquota de contribuição previdenciária dos servidores municipais e estatutários imposta pela Reforma da Previdência para adequar à Emenda Constitucional 103/2019 vai ser votada pela Câmara de Vereadores nesta terça, dia 23. O tema foi enviado pela Prefeitura de Casimiro de Abreu em março e precisa ser votado até o final de junho, para que haja tempo hábil para o cumprimento da Portaria 1348/2019 do Ministério da Economia. Todos os municípios do País precisam se enquadrar ao mecanismo constitucional.

A Reforma da Previdência determinou mudanças para servidores municipais vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social. A EC 103/2019 impõe que a alíquota de contribuição do servidor municipal e do servidor estatutário seja igual à praticada no âmbito federal, que é de 14%. Após aprovação na Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a Reforma da Previdência foi sancionada pelo Presidente da República.

A nova alíquota está entre as principais mudanças da Reforma da Previdência e deverá, por questões de competência tributária, passar por votação na Câmara Municipal o quanto antes.

Se houver atraso na aprovação pela Câmara de Vereadores, tanto os servidores quanto a Prefeitura estarão sujeitos à medidas que podem, no futuro, prejudicar ambos. O presidente do Iprev, Murillo Santiago, já esteve na Câmara de Vereadores para esclarecer dúvidas dos vereadores.

Se aprovada com atraso, os servidores municipais poderão ter desconto relativo aos meses anteriores. A alíquota poderá ser maior após estudo e auditoria externa para compensar o montante financeiro não arrecadado.
Já a Prefeitura poderá ficar impedida de realizar convênios com as esferas estadual e federal, prejudicando, assim, futuros investimentos para o município.

Com a nova alíquota, no futuro, o servidor terá mais tranquilidade e gozará dos benefícios previstos em Lei.

O IPREV-CA informa que está à disposição do servidor para quaisquer dúvidas sobre os impactos da Reforma da Previdência.

Matéria atualizada em 23/06.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Publicidade

No data was found