• Home
  • Saúde
  • Nasf realiza acolhimento e acompanhamento de pacientes

Nasf realiza acolhimento e acompanhamento de pacientes

“Vocês são meus anjos da guarda!”. Foi com lágrimas nos olhos e o coração cheio de gratidão que Sr. Carlos agradeceu todo o cuidado e atenção da equipe do Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica).

Ele mora no bairro Jardim Miramar, em Barra de São João, com o filho, netos e sua nora, Daniele de Sales Ferreira, que cuida do Seu Carlos como um pai. Ela conta que o sogro sempre foi muito ativo e independente, até que precisou amputar o pé em função de uma diabete, o que desencadeou outros problemas emocionais e também de saúde.

“Eles nos deram todo o suporte emocional, médico, orientação para dar entrada na aposentadoria e benefícios, além do acompanhamento e a presença constante de vocês. Não sei o que seria da nossa família se não fosse o suporte dos profissionais do Nasf”, falou Daniele.

O trabalho de toda a equipe de Saúde está sendo tão importante para a família de Seu Carlos, que sua neta começou nesta semana a faculdade de enfermagem. “Após vivenciar todo esse cuidado que eles têm com meu avô, despertou ainda mais a vontade de poder ajudar o próximo”, falou Kamilly Sales.

Há cerca de cinco meses, a equipe do Nasf passou a acompanhar Dona Sandra Ligia Meneses Xavier. Animada, ela adora receber os profissionais e uma boa conversa na varanda de casa.

Assistente social, Nutricionista, Psicólogo, Psiquiatra e fonoaudióloga fazem o acolhimento com visitas semanais.


Ela é casada com Laurentino Aleixo há quase 40 anos. Ele conta que dona Sandra passou a ter crises após a perda do filho. “Alguns anos depois, a morte da mãe desencadeou outros problemas psicológicos e emocionais”, falou Laurentino.

No entanto, desde que passou a receber o acompanhamento do Nasf, Dona Sandra está mais calma e estável. “Ela fica muito animada a cada visita da equipe. Isso tem sido muito importante para o tratamento dela”, falou.

O NASF é um dos principais núcleos de sustentação da Atenção Primária, principal porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde. “Atuamos como apoio a outras equipes de saúde. Em situações específicas, fazemos acolhimentos, atendimentos pontuais, visitas domiciliares dando o primeiro apoio às pessoas e suas necessidades, fazendo a ponte para que tenham a continuidade do acompanhamento de forma integral pela rede do município”, ressaltou Joanna Müller, coordenadora do Núcleo.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso