• Home
  • Turismo
  • Mais um importante passo na concretização do Trem Turístico na região 

Mais um importante passo na concretização do Trem Turístico na região 

Na última segunda-feira, dia 9, mais uma etapa foi realizada para tornar o Trem Turístico uma realidade na região. Reunidos na Estação Ferroviária de Rocha Leão, uma comitiva formada pelos secretários de Gestão Pública e de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio das Ostras, Mário Baião e Aurora Cristina Siqueira, respectivamente, e da presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Menezes Régis, receberam a comissão de Casimiro de Abreu, formada também pelos secretários de Turismo e Eventos, Adriana Grillo, e de Planejamento e Processamentos de Dados, Mauro Goulart, assim como da presidente da Fundação Cultural, Luciana Garcia.

Na ocasião, o histórico dos procedimentos ocorridos desde o ano passado em prol do modal ferroviário turístico foi levantado e servirá de base para a solicitação, que será realizada em conjunto pelos dois municípios, requerendo o interesse na operação do trecho da linha férrea.

Nos próximos dias, um relatório preliminar será preparado e apresentado aos participantes para a elaboração do Ofício Conjunto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Secretaria de Estado de Transportes.

Atualmente, a concessionária Ferrovia Centro-Atlântica S.A. (FCA) está em processo de devolução à União da concessão do trecho, e as cidades transpostas pela ferrovia podem pleitear sua utilização, para futura operação ou concessão, que poderá ser operada em consórcio intermunicipal.

Além de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, Macaé e Silva Jardim também foram convidados para reforçar o pedido de transferência da responsabilidade do trecho a ser implantado como Turístico, totalizando mais de 60 quilômetros entre estes municípios.

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso