• Home
  • Saúde
  • Janeiro Branco: pacto pela saúde mental em Casimiro de Abreu

Janeiro Branco: pacto pela saúde mental em Casimiro de Abreu

Janeiro é tempo de refletir sobre a vida, a qualidade dos relacionamentos e debater em todo o Município a Saúde Mental e Emocional dos moradores de Casimiro de Abreu durante a pandemia. Com este objetivo, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) vem promovendo a Campanha Janeiro Branco.

“Nosso foco principal com a Campanha Janeiro Branco esse ano aqui no município está sendo a promoção e o cuidado com a saúde mental e emocional dos funcionários da saúde.

Estão sendo e serão feitas rodas de conversa com os funcionários do Hospital Municipal, das Unidades Básicas de Saúde, dos Centros de Referência em Especialidades Médicas, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Espaço Mente Saudável, em Barra de São João.

As rodas estão sendo promovidas pela equipe do NASF em parceria com a equipe do CAPS”, disse a psicóloga Isabella Fernandes.

Coordenada pela nutricionista Michele Fontão, uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, psiquiatra e assistente social percorre as unidades de Estratégia Saúde da Família em todo o município.

Palestras e debates são apresentados na ocasião.
Temas específicos, como ansiedade e depressão, são enfocados e servem como alerta para idosos, crianças e adolescentes que costumam trocar a noite pelo dia, problema agravado pelo isolamento social e o uso excessivo de computadores.

Além disso, a campanha também discute o problema da solidão entre os idosos e suas consequências e como eles podem interagir melhor com seus familiares. Para isso, vídeos, mensagens e músicas serão utilizados.
A Campanha Janeiro Branco é uma ideia do psicólogo Leonardo Abrahão e foi lançada, primeiramente em Minas Gerais, em 2014. Ela alerta para que todos comecem um novo ciclo, no primeiro mês do ano, de maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente. Em Casimiro de Abreu será a terceira edição do evento.

#ComVocêePorVocêSempre

Pesquisar

Categorias

Notícias por Mês

Escolha o mês

Formulário enviado com sucesso